Várzea Paulista é representada na 4ª Conferência Nacional da Juventude

Evento contou com mais de 2.200 jovens participantes de todo o país e abordou temas como desenvolvimento, direitos e participação social

Várzea Paulista esteve representada na 4ª Conferência Nacional da Juventude, realizada em Brasília entre os dias 14 a 17 de dezembro. Com o tema “Reconstruir no presente, construir no futuro: Desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”, o evento tratou de diversas pautas, entre elas, o fortalecimento da participação social nas políticas públicas para jovens. A conferência também marcou os dez anos do estatuto da juventude.

Cerca de 2.200 jovens e 1.300 delegados credenciados de todo o país participaram da conferência, um importante espaço para o diálogo e troca de ideias. Com um público diverso, plural e atuante, o encontro teve como objetivo principal, promover a participação social e ouvir a voz e os anseios dos jovens brasileiros.

Participação varzina

Várzea Paulista foi representada pelo Presidente do Conselho Municipal da Juventude e Gestor Executivo de Fazenda, Maycon de Nóbrega, delegado eleito na etapa estadual do evento. Maycon participou de painéis nacionais e internacionais sobre educação, saúde, participação, cidadania e Sistema Nacional da Juventude, temas que evidenciaram as diferentes realidades e perspectivas da juventude brasileira.

O representante varzino, Maycon de Nóbrega comentou sobre o evento. “A conferência foi um momento rico para que os delegados pudessem apresentar a realidade do local onde vivem, e de que forma a juventude é diretamente afetada”, comentou “Precisamos fortalecer a participação dos jovens e garantir espaços de diálogo como a Conferência. Isso demonstra um importante comprometimento em ouvir as demandas da sociedade civil, principalmente dos jovens”, finalizou.

Destaques da Conferência

Um dos pontos mais importantes alcançados durante a conferência foi a reestruturação da Secretaria Nacional da Juventude, órgão essencial para garantir políticas públicas voltadas para a juventude. Um compromisso que fortalece a participação social e o reconhecimento da importância da juventude.

Durante o encerramento, delegados e observadores votaram nos 12 eixos prioritários discutidos nos grupos de trabalho dos dias anteriores. O momento mostrou a importância do trabalho coletivo para formulação de propostas de forma democrática, transparente e com ampla participação social e diálogo.