Novos Conselheiros Tutelares concluem capacitação

Desenvolvimento Social - Destaques

Dez novos membros do serviço de proteção a criança e adolescentes participaram de palestras e conheceram os serviços ofertados em Várzea Paulista

A Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Várzea Paulista realizaram uma formação de três dias para os 10 primeiros colocados na eleição do Conselho Tutelar, ocorrida em outubro.

Os novos Conselheiros Tutelares devem assumir o mandato de quatro anos em janeiro do próximo ano. Segundo Ângela Santos (CMDCA), além da formação obrigatória exigida no edital, a capacitação contou com a participação da promotora de justiça Dra. Luciana Rodrigues Antunes, que ministrou sobre o tema ‘Conselho Tutelar, Rede de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente’ e ‘Fluxo de Trabalho’.

Os gestores municipais das pastas da Educação, Saúde, Esporte e Cultura, GCM, e representantes dos CRAS, CREAS, Sítio Agar e APAE apresentaram os serviços oferecidos pela Rede Municipal que atende o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente no município.

Os novos Conselheiros Tutelares conheceram o funcionamento da rede municipal, entendendo os serviços e projetos que fazem parte das políticas públicas que atendem as crianças e adolescentes varzinos, quais são os meios de acesso, onde estão esses serviços e projetos, e quem são os responsáveis por cada um deles, além de identificar qual é o papel do Conselho Tutelar. Para Ângela Santos, os novos conselheiros tiveram acesso a informações estratégicas que os ajudarão no exercício diário da nova função.