Prefeitura e Sebrae realizam formatura do programa Jovens Empreendedores

Desenvolvimento Econômico - Destaques Destaques Notícias

Projeto piloto contemplou duas turmas de alunos entre 15 e 24 anos de idade, da EE Lavínia Ribeiro Aranha

Um novo projeto já inspira jovens alunos varzinos, alguns deles em vulnerabilidade social, a empreenderem, fazendo valer um importante protagonismo juvenil. É o Jovens Empreendedores, desenvolvido pela Prefeitura de Várzea Paulista, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e EE (Escola Estadual) Lavínia Ribeiro Aranha. Na noite de segunda-feira (4), a segunda turma do projeto se formou e recebeu os certificados, no Hotel Orquídea.

No evento, também houve demonstrações de ideias empreendedoras por parte dos alunos, todos jovens de 15 a 24 anos. A turma que ganhou os certificados criou, em conjunto com o coordenador regional do Sebrae, Marcelo Duarte, uma empresa fake, cujos produtos, bem criativos, foram expostos ao público presente.

Segundo o gestor executivo municipal de Desenvolvimento Econômico Carlos Ferreira de Souza a escola fez uma consulta à Prefeitura, por meio do coordenador pedagógico João Kennedy Almeida Santos, em busca de um novo projeto sobre empreendedorismo. Diante dessa demanda, a Unidade Gestora de Desenvolvimento Econômico, o Sebrae e a unidade escolar desenvolveram o projeto piloto, em parceria.

Veja as matérias abordadas nas aulas ao longo deste ano, que contemplaram 82 estudantes, divididos nas duas turmas:

1 – Introdução ao empreendedorismo;

2 – Empreendedorismo e sustentabilidade;

3 – Definição de mercado;

4 – Descobrindo o mercado;

5 – Desenvolvimento de produtos;

6 – Desenvolvimento da estratégia de marketing;

7 – Oficinas: I – Inovação; II – Método VRIO (técnica para avaliar recursos de uma empresa); e III – Pequenos Negócios Startups.

Aulas já renderam frutos concretos

Da primeira turma, com 45 alunos, um já está empreendendo com o tio em um supermercado do Jardim Bertioga e outro vende açaí pelo iFood.

Homenagem e participações

A diretora da escola, Maria Cleusa Soares da Silva Neger, foi homenageada na formatura. O prefeito professor Rodolfo Braga, fez questão de lembrar seus tempos como professor na Escola Lavínia. A profissional, com vasta contribuição à unidade escolar, recebeu um certificado das mãos de Braga e do vice-prefeito da cidade, Fernando Pasqualino.

O outro gestor executivo municipal de Desenvolvimento Econômico Maycon de Nóbrega e a diretora de Atendimento da pasta, Nayara Moraes, assim como vários vereadores, também participaram do evento.