Agentes da Defesa Civil de Várzea Paulista participam de curso para atuar em casos de incêndio florestais

Segurança Pública - Destaques Destaques Notícias

Agentes das cidades de Várzea Paulista, Jundiaí e Bom Jesus de Pirapora participaram do curso, promovido pelo projeto “Olhos na Serra”

Entre os dias 27 de novembro a 1º de dezembro, agentes da Defesa Civil de Várzea Paulista participaram de um curso de formação de brigadistas de incêndio florestais, promovido pelo projeto “Olhos na Serra”. Também estavam presentes agentes da Defesa Civil de Bom Jesus de Pirapora, Guarda Municipal de Jundiaí, e funcionários da secretaria de Meio Ambiente de Jundiaí.

A capacitação que totalizou 40 horas, visa contribuir para a prevenção e combate a incêndios em toda a região, como a Serra do Mursa e Serra do Japi. Os participantes receberam informações técnicas e participaram de aulas teóricas e atividades práticas, o curso orientou-se pelas formações oficiais do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que os capacita a prevenir e combater os incêndios em vegetação nativa de forma correta e segura.

Segundo o agente da Defesa Civil de Várzea Paulista, Juninho, o curso foi excelente para a melhoria nos serviços prestados. “Com essa qualificação vamos conseguir atuar da melhor forma em incêndios florestais em nossa região, além de que, também aprendemos a coordenar equipes, o que é importante para essas ocorrências”, declarou Juninho.

Olhos na Serra

O projeto Olhos na Serra é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ). Além disso, tem patrocínio da Coca Cola Brasil e da Coca Cola FEMSA Brasil, e conta com a parceria do Programa Suindara, do Instituto Cerrados.