Ambulatório de Especialidades de Várzea Paulista ganha novo andar, com NIR e outros serviços

Saúde - Destaques Destaques Notícias

A Prefeitura restaurou um amplo espaço, que agora une Núcleo Integrado de Reabilitação, Vigilância Epidemiológica, Central de Vacinas, Melhor em Casa, e salas para ultrassom e psicoterapia em grupo

Na tarde desta sexta-feira (1º), a Prefeitura de Várzea Paulista inaugurou um novo andar do Ambulatório de Especialidades, ao lado da UPA. O espaço une o NIR (Núcleo Integrado de Reabilitação), a Central de Vacinas, a Vigilância Epidemiológica, salas para ultrassom e psicoterapia em grupo; e uma área para o Melhor em Casa, programa do Governo Federal que, em parceria com a Prefeitura, presta atendimentos específicos a pacientes com dificuldades de locomoção. São serviços ofertados e agendados após atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

A área recebeu uma série de trabalhos gerenciados pela Unidade Gestora Municipal de Saúde, para que, restaurada e com a contratação de profissionais para trabalhos determinados, pudesse ser entregue oficialmente à população. O andar reformado inclui espaços para: fisioterapia/terapia ocupacional; fonoaudiologia; nutrição (atendimento prestado por nutricionista); ultrassonografias (que passam a ser ofertadas na própria cidade — as primeiras estão agendadas para o dia 6 de dezembro); e Vigilância Epidemiológica. Nos últimos meses, foi realizado um investimento municipal de aproximadamente R$ 200 mil em serviços como os de elétrica, reforma do telhado e hidráulica.

O prefeito professor Rodolfo Braga fez questão de subir a rampa empurrando a cadeira de rodas do pequeno Enzo Oliveira, menino varzino que passou mais de 50 dias internado e tem se recuperado bem, após ser uma das crianças dentro da van que caiu em um barranco, meses atrás; o garoto e sua família acompanharam a solenidade. O mandatário celebrou o excelente trabalho realizado por todos os profissionais de saúde da Prefeitura ao longo do atual mandato, inclusive ao longo da pandemia, salvando muitas vidas (os trabalhos da Vigilância Epidemiológica e Central de Vacinas, por exemplo, foram fundamentais nesse sentido), e a restauração de um espaço público que não vinha sendo usado.

“Com olhar humanizado e acolhedor, pensando nas pessoas e as tratando com carinho, restauramos um equipamento. Agradeço toda a equipe da saúde. Temos muitos índices a comemorar. Desde janeiro de 2021, destaco que já foram realizados aproximadamente 685 mil exames laboratoriais, 42 mil exames especializados, 16 milhões de medicamentos distribuídos, quase mais de 6 mil visitas do Melhor em Casa, e contratamos mais de 100 profissionais de saúde. Entregamos este local restaurado, atentos ao grande sonho de entregar o novo hospital”, declarou Braga.

O gestor municipal de Saúde, João Paulo de Souza, mostrou muita alegria e gratidão com a inauguração. “A palavra desta tarde é gratidão. Agradeço a oportunidade que o prefeito me dá de coordenar a equipe maravilhosa da saúde. Agradeço a todos os envolvidos; foram muitas pessoas e destaco o empenho da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nair Pereira da Silva.

Participações

Entre as muitas outras autoridades municipais, servidores e administradores de serviços municipais de saúde presentes, estiveram o vice-prefeito Fernando Pasqualino; as gestoras executivas municipais de Saúde, Jane Freitas, Elinalda Martins e Zenilde Caine; a presidente do Comus (Conselho Municipal de Saúde), Karina Dorta da Silva; e o presidente da Câmara Municipal, Dr. Eliseu Notario.