Cemeb São Miguel Arcanjo realiza 1ª Mostra de Talentos do projeto Arte nas Escolas

Educação - Destaques Destaques

Iniciativa é uma parceria da Unidade Gestora de Educação com as empresas Nitro Química e SL Nogueira

Nesta quinta-feira (30), os alunos do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) São Miguel Arcanjo (Jardim América IV) realizaram a 1ª Mostra de Talentos, promovida pelo projeto Arte nas Escolas. A iniciativa, que tem por objetivo promover o acesso à arte, cultura e música, é uma parceria entre a Unidade Gestora Municipal de Educação e as empresas Nitro Química e SL Nogueira. As crianças realizaram apresentações de piano, violão e teatro que contou com a presença de pais e responsáveis muito orgulhosos.

Os alunos se demonstraram muito talentosos e dedicados ao realizarem apresentações de teatro, piano e violão. Na cena teatral os alunos interpretaram uma adaptação de “Pedro e o Lobo” uma fábula que divertiu os presentes. No piano e no violão, canções como “Estrelinha”, “Abelhinha” e “Remando Suavemente” emocionaram os pais.

O projeto, que teve início em abril, oferece aulas totalmente gratuitas de piano, violão, canto e coral, teoria musical, teatro e desenho para alunos dos anos I a V, realizadas durante o contraturno escolar. O projeto é mantido pela Lei Rouanet, norma federal de incentivo à cultura e arte. Várzea Paulista é o primeiro município da região a receber o projeto, que já está em três estados (Santa Catarina, São Paulo e Bahia).

A diretora da unidade escolar, Denise Aparecida de Souza, abordou a importância do projeto e o impacto que isso gera nas crianças. “O projeto oferta o acesso à cultura, instrumentos musicais, e desperta na criança o desejo de querer aprender mais, dentro do ambiente escolar, fortalecendo o vínculo ainda maior entre o aluno, escola e família”, declarou.

Muito além da arte

Regina Silva, mãe do aluno Vinícius Silva, que tem aulas de piano, abordou o quanto a iniciativa foi positiva para o filho “Como as aulas são aqui na escola mesmo, eu consigo trazê-lo aqui e sei que está em um ambiente seguro”, comentou. “O Vinícius se dedica muito às aulas e, por conta disso, se desconecta do celular, televisão, o que o deixa mais concentrado”, finalizou.

As aulas são ministradas pelos professores, Henrique Vieira (piano), Guilherme Vieira (violão), Luciana Carizela (canto e coral e teoria musical), Tatiane Mile (teatro) e Melissa Silva (desenho).