Alunos do Cemeb Prof.ª Juvelita participam de oficina de contação de histórias na Biblioteca Municipal

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Ação, realizada com alunos do quinto ano da unidade escolar, faz parte do projeto municipal Aprender a Estudar Textos

Na sexta-feira (24), 27 alunos do Ano V do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Prof.ª Juvelita Pereira da Silva (Vila Real) fizeram uma visita enriquecedora à Biblioteca Municipal Prof.ª Zulmar Zuleica Turcatto Maraccini. A atividade fez parte do projeto escolar municipal Aprender a Estudar Textos, cujo objetivo é estimular a leitura e escrita dos alunos. Aproveitando a Semana da Consciência Negra, foi realizada uma contação de história sobre o livro Amor de Cabelo, de Matthew A. Cherry, que estimula o amor próprio, relatando a história de uma garotinha negra e o amor pelo próprio cabelo. A contação foi feita pela coordenadora de atendimento do espaço, Ivanilda Solar.

Além de participar da contação, as crianças de 9 a 10 anos puderam conhecer o acervo, ler livros disponíveis e conhecer a brinquedoteca. A iniciativa foi sugerida no começo do ano pela professora da turma, Rosa Pereira dos Santos Uliani, que notou o engajamento da turma nas atividades escolares do projeto e no gosto pela leitura. A diretoria da escola acatou a ideia e entrou em contato com a Prefeitura, que disponibilizou o transporte para os estudantes.

A contação de histórias proporcionou momentos de aprendizado e encantamento, em uma turma de alunos que, segundo a professora, são proficientes. Por meio do projeto escolar, os alunos aprendem, durante todo o ano, a história do país, por meio da leitura, produção de seminários e apresentações.

A coordenadora pedagógica da turma, Graziela Pupo, compartilhou sua empolgação ao relatar que os alunos estavam ansiosos pela visita e que a experiência de ter contato direto com os livros foi extremamente positiva. “Essa atividade é importante porque, através dessa experiência, eles passam o que vivenciaram para os pais, e os pais podem estar presentes na vida literária deles, incentivando cada vez mais a leitura”, destacou a professora.

Aprender a Estudar Textos

O projeto educacional é fruto de uma parceria da Unidade Gestora de Educação de Várzea Paulista com o Laboratório de Educação (Labedu), cujo intuito é dar condições didáticas para que o processo formativo se torne um ambiente de estudo e diálogo, promovendo análise diante das temáticas apresentadas e a integração dos alunos.