Prefeitura participa de palestra sobre o Novembro Azul promovida pela Câmara Municipal

Saúde - Destaques Governo e Administração - Destaques

Ação tratou da importância de realizar o exame e foi ministrada pelo Dr. Cláudio Miranda; evento registrou grande presença de gestores e servidores municipais

O mês de novembro é marcado mundialmente pelo combate ao câncer de próstata (Novembro Azul). Por conta disso, nesta sexta-feira (24), a Câmara Municipal de Várzea Paulista promoveu em seu espaço uma palestra ministrada pelo Dr. Cláudio Miranda, que tratou a sobre a importância da realização do exame para a prevenção da doença. A Prefeitura foi representada pelo prefeito, professor Rodolfo Braga, o gestor municipal interino de Saúde, João Paulo de Souza, e vários servidores.

O prefeito parabenizou a iniciativa dos parlamentares e expressou sua alegria em participar do evento. “Este momento é importante para que possamos tirar dúvidas e nos conscientizar sobre o cuidado com saúde, principalmente se tratando de uma doença que atinge tantos brasileiros”, destacou Braga.

O presidente da Câmara Municipal, Dr. Eliseu Notário, agradeceu a presença de todos os presentes e falou sobre a importância da ação. “É a primeira vez que oportunizamos uma palestra aqui na Câmara que fale sobre a saúde masculina. Me envaidece poder participar deste momento, pois a causa deste mês é muito importante assim como, principalmente, tratar deste assunto com os servidores e munícipes aqui presentes”, declarou o parlamentar.

Preconceito não combina com saúde

Segundo dados mais recentes do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, dado que foi destacado pelo palestrante. “É triste que tantos homens faleçam de uma doença que é 100% curável. Isso se deve ao preconceito ou receio que muitos têm de realizar o exame, que é a principal forma de detectar a doença”, comentou o médico.

Após o fim da palestra, houve um momento no qual os presentes puderam sanar dúvidas a respeito da doença, além de apresentações musicais com os cantores Vinicius de Andrade e Emerson de Souza.

Presenças

Diversos servidores e gestores assistiram à palestra. Na mesa, as outras autoridades municipais presentes foram: o vice-prefeito, Fernando Pasqualino, e os vereadores Chico Spinucci, Elton Vargas, Mauro Aparecido e Alex Godoy.