Autoridades da RMJ assinam Pacto Nacional Da Consciência Vacinal

Saúde - Destaques Destaques Notícias

Ação tem como objetivo conscientizar a população acerca da importância da vacinação prevista no PNI (Programa Nacional de Imunizações)

A vacina é uma das ações mais eficazes para salvar vidas. Pensando nisso, o Ministério Público Federal, por meio de sua comissão de saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Fiocruz, lançou o Pacto Nacional da Consciência Vacinal. Nesta quarta-feira (22), no Auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí, reuniram-se os prefeitos, secretários ou gestores municipais) e equipes de Saúde da RMJ (Região Metropolitana de Jundiaí), para assinarem o pacto. A ideia foi formalizar e reforçar que todos eles seguem juntos com o objetivo de conscientizar a população acerca da importância da vacinação prevista no PNI (Programa Nacional de Imunizações).

Segundo o prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, os prefeitos da região são bem unidos, motivo pelo qual ocorrem grandes avanços regionais. “A união regional favorece as políticas públicas de qualidade. Por sermos cidades próximas umas da outras, temos que estar em união, e esse pacto regional com o Ministério Público Federal fortalece nosso compromisso. Não mediremos esforços para que todos os procedimentos vacinais estejam em dia, pois a vacina é vida”, citou.

O conselheiro nacional do Ministério Público, Jayme Martins de Oliveira Neto, disse que é essencial a união com as prefeituras e demonstrou estar grato pelos prefeitos estarem em busca de melhorar seus índices de vacinação. “O projeto optou por ações de conscientização para as pessoas. Estamos vivendo mais por conta desse tipo de ação. Vimos isso com a Covid-19 e olha como estamos hoje, numa situação melhor, graças à vacinação”, disse.  “Cada um dos prefeitos que está assinando esse pacto hoje está se comprometendo”, comentou.

A vacina salva vidas

De acordo com o gestor interino de Saúde de Várzea Paulista, João Paulo de Souza, a saúde de Várzea Paulista já possui bons índices. “Temos obtido bons resultados pelo trabalho muito bem feito pela equipe, mas é claro que ações como essa são extremamente importantes, já que promovem maior visibilidade”, disse.

Para o presidente da Câmara Municipal de Várzea Paulista, Dr. Eliseu Notario, ações desse tipo têm uma importância fundamental. “Esse pacto visa à conscientização sobre a vacina. Com certeza, aumentando os índices de vacinação, a cidade cresce e avança ainda mais”, finalizou.

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, demonstrou gratidão a todos que colaboram com a saúde pública. “Temos que dizer à nossa sociedade a importância da vacina”. Para o vereador de Jundiaí Edicarlos Vieira, a presença de todos os participantes no evento foi muito importante. “Temos que fazer a informação chegar às pessoas, pois a vacina salva vidas”, comentou o parlamentar.