Semana Estadual da Mobilização Social contra o Aedes Aegypti começa na segunda (27)

Saúde - Destaques Destaques Notícias

Ações e mobilização contra a proliferação do mosquito vão até dia 2 de dezembro; veja quais serão as iniciativas da Prefeitura de Várzea Paulista e como fazer sua parte

De 27 de novembro a 2 de dezembro, a Prefeitura de Várzea Paulista participará da Semana Estadual da Mobilização Social contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, doenças que podem causar até mesmo sintomas graves e sequelas. A Unidade de Vigilância em Zoonoses promoverá diversas ações de mobilização com o objetivo de reduzir a proliferação do mosquito e acabar com possíveis criadouros.

Nos dias 28 de e 30 será realizado um mutirão de visitação casa a casa junto de agentes comunitários de saúde no território do Jardim Bertioga, durante a manhã. Essa ação, já realizada rotineiramente em todos os bairros do município, se estenderá durante toda a semana de conscientização com maior intensificação.

Segundo o coordenador de Projetos Especiais e Atendimento da Vigilância em Zoonoses de Várzea Paulista, André Purgato, com a aproximação do verão, a quantidade de chuvas e a utilização da água pela população cresce. Sendo assim, é muito importante que todos estejam atentos e realizem uma vistoria de dez minutos em seu quintal para verificar a possibilidade de existir algum criadouro do mosquito. “A colaboração e sensibilização dos munícipes para essa ação é de extrema importância, para que não tenhamos casos da doença em nosso município”, comentou.

Faça sua parte!

Siga algumas dessas dicas para evitar a proliferação do mosquito na sua residência e no seu bairro:

• Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água;
  • Verifique se os ralos estão desentupidos e fechados;
  • Mantenha os bebedouros de animais limpos;
  • Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo;
  • Não deixe a água da chuva se acumular sobre a laje e calhas entupidas;
  • Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;
  • Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva;
  • Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água;
  • Lave frequentemente, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água (pelo menos uma vez por semana);
  • Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e cloradas.

Ações simples podem acabar com os focos do mosquito Aedes aegypti. A colaboração de todos é muito importante nessa luta.