Voluntários que ajudam a cuidar da Serra do Mursa são certificados, após formação realizada pela GCM

Meio Ambiente - Destaques Segurança Pública - Destaques

Munícipes varzinos aprenderam sobre a fauna e a flora da serra, primeiros socorros e outros assuntos, e estão mais capacitados para realizar sua atuação no local, que é particular; visitas devem ser autorizadas e agendadas

A Serra do Mursa, composta por propriedades particulares pode ser novamente visitada, mediante autorização dos proprietários e agendamento; o passeio é monitorado. A GCM (Guarda Civil Municipal) de Várzea Paulista promoveu uma capacitação que auxiliará esse monitoramento, sobre aspectos ambientais da Serra do Mursa, e noções de primeiros socorros, e certificou em sua sede, dia 10 de novembro, os participantes do curso. Os formandos são munícipes integrantes do grupo Amigos do Mursa, criado pela corporação há mais de três anos.

O conjunto de voluntários colabora ativamente para o monitoramento e orientação aos visitantes da área de proteção ambiental, trabalho que já tem surtido resultados positivos, importantes inclusive para a reabertura às visitas. A criação do grupo foi recomendada pelo Ministério Público e pela Unidade Gestora Municipal de Assuntos Jurídicos, para facilitar o trabalho de fiscalização da GCM e o apoio da corporação à área de proteção ambiental.

A turma foi composta por 20 alunos, entre os quais alguns proprietários de trechos da serra, e os monitores que fazem as rondas e atuam como guias nos passeios agendados. Os instrutores foram os dois guardas Santana e Gomes, altamente qualificados que se voluntariaram para realizar a capacitação dos munícipes, e ministraram, respectivamente, os módulos sobre a parte ambiental e acerca de primeiros socorros.

Conhecimentos ambientais

No módulo Guarda Civil Ambiental, o GCM Santana abordou a legislação básica ambiental da cidade, animais peçonhentos e conhecimentos sobre fauna e flora locais.

Celso Santana é membro da corporação varzina há 21 anos, atua na Divisão Ambiental como gestor, também já foi corregedor e atuou no Setor Operacional. Instrutor da EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor), é graduado em gestão ambiental, contenção e manejo de animais silvestres, e pós-graduado em direito administrativo e constitucional.

Módulo sobre GCM e primeiros socorros

O GCM Gomes falou sobre temas importantes como legislação, primeiro atendimento, noções básicas de anatomia e fisiologia, avaliação inicial, causas de obstrução de vias aéreas e manobras de desengasgo.

Ex-militar, Marcos Santos Gomes também atua pela GCM há 21 anos e trabalhou em várias áreas da corporação: Ambiental, SIC (Sistema de Inteligência e Comunicação) e EGDS (como instrutor de primeiros socorros). Tem formação nos cursos: bombeiro civil; auxiliar de enfermagem; técnico em enfermagem; atendimento pré-hospitalar em traumas; pré-hospitalar em controle de hemorragias; atendimento pré-hospitalar em ambiente de selva; salvamento terrestre e em altura, além de diversos outros.

Iniciativa teve importância reconhecida

Ariane Gut, uma das proprietárias das áreas varzinas da Serra do Mursa, gostou muito dos conhecimentos ensinados na formação, que, a seu ver, serão muito úteis no dia a dia, tanto para os monitores quanto aos proprietários da serra, que lhes dão apoio. “O curso ensinou como entender a fauna e a flora, o que há na serra, o que compõe a vegetação, os riscos: animais, abelha, serpente, etc.. Foi explicado como se deve proceder quando ocorrem essas situações. Essa parte ambiental foi super rica. Com o conhecimento, será possível que os monitores possam orientar os visitantes”, elogiou.

“Na parte dos primeiros socorros, aprendemos como proceder quando houver necessidade de primeiros socorros, caso, por exemplo, de alguém que cai ou até mesmo tem alguma fratura. A formação deu uma boa noção de como agir”, complementou a munícipe.

O comandante Dejair Pellini lembrou que a área sofria com invasões e elogiou o curso. “A GCM está à disposição. Se precisarem, podem nos chamar”, afirmou.

O inspetor Barcaro, envolvido diretamente na criação do Amigos da Serra, elogiou os resultados positivos e também destacou a oferta de novos conhecimentos e uma formalização da formação dos voluntários do grupo. Uma das conquistas que citou foi o fato de a serra estar há três anos sem queimadas. “Vamos melhorar cada vez mais os índices. Estamos colhendo os frutos hoje desse trabalho que vem sendo realizado. A própria mata tem demonstrado isso, com sua vegetação, que registrou uma mudança significativa. A gente observa até a questão da fauna: animais que não apareciam, agora têm vindo”, declarou.

A coordenadora institucional de Segurança Pública da cidade, Alessandra Spinucci Oliveira, representou o gestor municipal da pasta, Leandro Basson, que não teve como estar presente. Ela deixou claro que o órgão está sempre pronto para ajudar. “Agradeço ao SIC, que faz também esse monitoramento e adverte, pelos alto-falantes, as pessoas que sobem lá sem autorização. A Unidade Gestora Municipal de Segurança Pública está à disposição de vocês”.

Como agendar sua visita?

Se você quer fazer um passeio guiado na parte varzina da Serra do Mursa, acompanhe a página @serramursa, do Instagram. Lá os novos passeios são informados, assim como a forma de fazer o agendamento dos grupos. Outros canais para o agendamento são o WhatsApp (11) 91696-1503 e o e-mail serramursa@gmail.com.