Várzea Paulista lança Cartão Alimentação e 101 famílias começam a ser beneficiadas

Desenvolvimento Social - Destaques Governo e Administração - Destaques

Benefício está previsto na Lei de Benefícios Eventuais, sancionada em 2022; contemplados são varzinos que demonstraram a vulnerabilidade financeira determinada pela legislação

Na tarde desta quinta-feira (9), no Espaço Cidadania, a Prefeitura de Várzea Paulista lançou um novo benefício social eventual: o Cartão Alimentação. Trata-se de uma ajuda financeira mensal para compras de itens de alimentação em supermercados da cidade. Após entregas simbólicas de alguns cartões, as demais famílias presentes puderam retirar seus cartões. Inicialmente, o programa atende 101 núcleos familiares varzinos em situação de vulnerabilidade social. O benefício é uma das políticas públicas previstas na Lei de Benefícios Eventuais, norma legal municipal sancionada em 17 de fevereiro de 2022.

Para ser contemplada, cada família precisou ser atendida pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo, além de comprovar morar em Várzea Paulista. Além disso, a renda per capita da família não pode ultrapassar o valor da faixa de pobreza estabelecida para fins de concessão dos programas de transferência de renda do Governo Federal. São três parcelas de R$ 100,00, que podem ser renovadas uma vez, pelo mesmo período. “O Cras acompanha cada caso, para verificar a necessidade de continuidade”, explica a gestora executiva municipal de Assistência Social, Mônica Pazotto.

O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, após cumprimentar todos os profissionais dos Crass, pelos cadastros realizados, importantes para que o benefício se concretizasse, mostrou-se bastante contente com a nova conquista para as pessoas que mais precisam. “Muitos de vocês provavelmente já recebem o Bolsa Família, mas sabe aquela ajuda de última hora para uma mistura ou fruta? É um auxílio que estamos dando de coração a todos vocês. É uma alegria colaborar para o complemento à alimentação de vocês e suas famílias. Tenho certeza de que fará diferença”, afirmou.

O mandatário ainda destacou que novos investimentos como o Cartão Alimentação são o reflexo dos índices econômicos bastante positivos da cidade ao longo da atual administração, exemplificado pela vinda de um grande número de empresas.

Apoio do legislativo

O gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, elogiou a cooperação do poder legislativo para a aprovação da lei que estabelece o benefício. Ele também demonstrou muita felicidade com a concretização do Cartão Alimentação. “Cumprimento vocês que estão aqui para receber esse benefício social, mais um dos vários que a gestão tem promovido, fruto de um governo honesto e com um claro olhar humanizado e que valoriza as questões sociais”, finalizou.

O presidente da Câmara Municipal, dr. Eliseu Notario, elogiou a atuação social da atual administração municipal, além da pertinência e alta qualidade do projeto de lei apresentado para a apreciação e votação dos vereadores. “Quando o projeto chegou à Câmara, todos os vereadores não mediram esforços para que fosse aprovado. Toda vez que vierem projetos dessa qualidade, a Câmara assim o fará”, declarou o vereador.

Políticas sociais

Ao longo do evento, também foram destacados avanços sociais importantes, como, por exemplo: o Auxílio Aluguel, também previsto na Lei de Benefícios Eventuais, que atualmente atende 25 famílias para as auxiliar a se estruturarem e voltarem a residir em uma residência segura, após saírem de casas com risco comprovado para habitação; o grande aumento de técnicos de assistência social (passou de três, no início do atual mandato, para quase 40, atualmente); a atuação de destaque no Cadastro Único (zerou a fila de atendimentos e virou referência estadual); e a criação do CCPI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa Lydia Mojola Gut), que já contemplou mais de 150 pessoas varzinas da melhor idade com várias atividades.

Como saber se tenho direito ao Cartão Alimentação?

Entre em contato com o Cras mais perto de sua residência e tire suas dúvidas. Após o cadastro, cada caso é avaliado e acompanhado constantemente por profissionais do órgão. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Cras Norte

Rua Capivari, 405 — Vila Real / telefone: 4596-4738;

Cras Central

Rua José da Silva Leme, 62 — Jardim do Lar / telefone: 4595-0770;

Cras Oeste

Avenida Bertioga, 781 — Vila Tupi / telefone: 4595-1027.

Outras presenças

Também participaram da cerimônia os vereadores Giba Moraes e Valdecir; Enoar Dipp, representante da Megavale Card, empresa fornecedora do Cartão Alimentação; a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama da cidade, Abigail Braga; e o gestor municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Leonardo Lopes.