Artesão e Companhia de Santos Reis representarão Várzea Paulista no Revelando SP 2023

Cultura e Turismo - Destaques

Elias Cupim trabalha com artes plásticas e artesanato; histórica companhia Luz Divina mostrará novamente um traço importante da cultura varzina

Várzea Paulista, mais uma vez, foi selecionada para o Revelando SP, realizado pelo Governo do Estado e gerido pela associação Amigos da Arte. Na edição deste ano, no Parque da Água Branca (capital paulista), entre 16 e 19 de novembro, o artista plástico e artesão Elias Cupim representará a cidade na modalidade Artesanato, e a tradicional Companhia de Santos Reis Luz Divina será a representante varzina na modalidade Manifestações Culturais. O grande festival gratuito tem como objetivo valorizar o patrimônio imaterial paulista.

“No Revelando São Paulo existe uma grande expectativa não só pelas novidades que envolve as produções de cada artista ou artesão, mas também por parte dos visitantes que, a cada edição, tem uma opção de lazer num misto de recreação, família e arte. A família toda interage com as novidades e curte o espaço”, destaca o artista plástico e artesão.

Ele também destaca que cada participante enxerga no festival uma oportunidade para construir um ótimo network (rede de contatos) e vitrine para expor suas produções e poder realizar vendas em um ambiente marcado pelo caráter familiar. “O evento é uma ótima oportunidade para quem quer encontrar arte e artesanato de qualidade e com preço justo”, finaliza Cupim.

Alcides Graciano, um dos fundadores da Companhia de Santos Reis Luz Divina, ressalta que eventos como o Revelando são oportunidades de manter viva a cultura e religiosidade católica promovidas por essas companhias. “Nós vamos fazer nossa participação com todo o prazer e levar a mensagem de Santos Reis para o público católico e a gente vai sobrevivendo dessa maneira, mantendo a tradição”, declarou.

A gestora executiva municipal de Cultura de Várzea Paulista, Renata Câmara, destaca a grande tradição do festival, o maior evento de cultura tradicional do estado. “Ter os artistas da cidade selecionados por mais um ano reafirma a qualidade deles, uma vez que concorrem com diversos outros de todos os municípios paulistas, além de reforçar o nosso compromisso de apoiar e fortalecer os profissionais da cultura. Sem dúvida, será uma brilhante participação”, afirma.

Sobre o Revelando SP

Com 50 edições em 26 anos, o maior festival de cultura criativa e cultura tradicional do estado agrega exposições de culinária, artesanato, música e expressões da cultural popular regional, sempre com o incentivo ao diálogo, ampliação de conhecimentos, troca de experiências e abertura de portas para aumentar a renda. Veja mais em: https://rb.gy/6fwyt.