Outubro rosa: Ônibus equipado com mamógrafo realiza reforço para a realização de exames

Saúde - Destaques Destaques Notícias

Iniciativa é fruto de uma parceria do vereador Valdecir Costa e zerou a fila de exames pré-agendados dentro de um período de trinta dias

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização contra o câncer de mama, e a mamografia é o único exame que apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade contra a doença. Por este motivo, nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro, a Unidade Municipal de Saúde de Várzea Paulista realiza exames previamente agendados em um ônibus equipado com mamógrafo, em frente ao Ambulatório de Especialidades.

O ônibus é de uma empresa privada e veio para o município por intermédio de uma parceria feita com o vereador Valdecir Costa. Os exames são realizados de forma gratuita e a expectativa é de realizar mais de 150 exames durante os três dias de ação. O prefeito professor Rodolfo Braga, agradeceu a parceria feita pelo vereador e disse que a ação é um presente para as mulheres varzinas.

Os exames são pré-agendados pela Unidade Gestora de Saúde e segue a ordem de quem está aguardando na fila. As UBS entram em contato com as mulheres para informar data e horário do exame e para que busquem a guia para a realização.

O vereador Valdecir Costa comentou sobre a importância da parceria firmada. “É muito importante conseguir trazer esse tipo de serviço para nosso município e ofertar atendimento de saúde de qualidade a todas as mulheres que estavam aguardando”, comentou o vereador.

Conscientização durante todo o mês

Durante este mês de outubro, a Unidade Gestora de Saúde realizou diversas ações voltadas para a campanha contra o câncer de mama. No início do mês, contamos com o mama-móvel, um caminhão equipado com um miniconsultório que realizou exames de mamografia.

O gestor interino de Saúde, João Paulo de Souza, comentou sobre a campanha realizada. “Durante o mês de outubro, realizamos mais de 700 exames de mamografia e a expectativa é de conseguirmos zerar a fila de exames com mais de 30 dias de espera”, enfatizou o gestor. “O nosso objetivo é melhorar cada vez mais o atendimento em nosso sistema de saúde, essa é de uma das prioridades determinadas no plano de governo do prefeito”, concluiu.