Final do Festival de Dança dos Jogos Escolares 2023 encanta o público

Educação - Destaques Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Evento foi realizado no ginásio Ayrton Senna e contou com a presença de familiares e autoridades municipais. Alunos celebraram a dança e a diversidade cultural

Na quarta-feira (25), o Ginásio Ayrton Senna foi palco para a grande final dos Jogos Escolares 2023, na modalidade de dança. O evento reuniu os vencedores da primeira fase da competição, onde cada sala disputou entre si em suas respectivas unidades escolares.

Entre as unidades escolares que se apresentaram, estavam as CEMEBs, Edite Schneider, Anísio Teixeira, Carlos de Almeida, João Aprillanti, Juvelita Pereira da Silva, Manoel Caetano, São Miguel Arcanjo, Oswaldo Camargo Pires, Palmyra Aurora de Almeida e Padre Wilfrido Wieneke. As apresentações foram criadas pelos professores de educação física de cada unidade escolar que trouxeram a diversidade cultural do Brasil com ritmos únicos como o carimbó, funk, chula gaúcha, entre outros.

O prefeito professor, Rodolfo Braga, esteve presente nas apresentações e parabenizou todos os alunos e educadores que participaram dos jogos. “Há mais de vinte anos nossa cidade não realizava os jogos escolares e com muito prazer e satisfação, que voltamos a trazer para dentro das escolas o esporte, a cultura, que é extremamente necessário para a formação de um ser humano”, pontuou o prefeito.

A gestora de Educação, Magali Souza agradeceu o trabalho desempenhado pelos professores e diretores das escolas e ressaltou a importância dos jogos. “Os Jogos Escolares foram idealizados para oportunizar a apresentação de talentos e a cultivação do apreço pelo esporte e educação escolar, de tudo aquilo que é trabalhado diariamente pelos professores”, ressaltou Magali.

Dança e cultura

Entre os jurados estavam Bruno Fonseca, diretor de Turismo da cidade e bailarino profissional, Solange Gonçalves, professora de Dança do Ventre e diretora do grupo GADAQ de Várzea Paulista, e Vitor Porfírio, um talentoso bailarino profissional convidado. Eles avaliaram os alunos nos quesitos: Temática, sincronia, formação e desenhos, coreografia, figurino, maquiagem e acessórios e proposta coreográfica.

Bruno Fonseca falou sobre a importância de trazer a dança para dentro das escolas. “Quando temos esse tipo de ação, nós democratizamos o acesso a dança e a cultura. Além de ampliar os horizontes da criança em apresentar estilos diferentes, integrando a diversidade e o respeito pelos demais”, destacou Bruno.

Após o fim de suas apresentações, os participantes receberam medalhas com os nomes de suas respectivas escolas com logo que cada uma criou para os jogos escolares. Além das medalhas dos pódios de primeiro, segundo e terceiro lugar, todas as escolas receberam um certificado de menção honrosa de acordo com o principal destaque de sua apresentação.

Além disso, enquanto as notas eram computadas, o público prestigiou apresentações dos alunos da APAE de Várzea Paulista e do grupo GADAQ de dança do ventre.

Destaques

O gestor de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Leonardo Lopes, parabenizou o esforço de todos os alunos e destacou que a cada edição, os jogos escolares sempre trazem uma nova surpresa, algo que também foi reforçado pelo vice-prefeito, Fernando Pasqualino.

E na disputa pelo pódio, o terceiro lugar ficou para a CEMEB Palmyra Aurora de Almeida Rinaldi, que realizou uma bela apresentação destacando as flores. A segunda colocação foi para a CEMEB Erich Becker que apostou em uma coreografia com muita sincronia e um belo figurino, e o primeiro lugar foi para a CEMEB João Aprillanti que trouxe a beleza cultural do Carimbó, dança com origem da região Norte do país.

No período da manhã, as escolas vencedoras foram:

• 1º CEMEB Prefeito João Aprillanti;
  • 2º CEMEB Prof. Carlos de Almeida;
  • 3º CEMEB Prof. Juvelita Pereira da Silva;

A celebração contou com a presença da gestora executiva de Cultura, Renata Câmara, do gestor executivo de Educação, Geraldo Spolli, do gestor executivo de Esportes, Antônio Silva e do gestor executivo de Desenvolvimento Econômico, Maycon de Nóbrega. Além disso, diretores, coordenadores, professores das unidades escolares, pais e familiares dos alunos estiveram presentes, fortalecendo o apoio às atividades escolares.