A Prefeitura de Várzea Paulista promove segunda etapa da Jornada Suas

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Equipes do CRASs fizeram o mapeamento da cidade e debateram a territorialidade e suas demandas

É importante conhecer o território onde se trabalha, para que seja ofertado o serviço de acordo com o que a população precisa. Por isso, a Unidade Gestora de Desenvolvimento Social de Várzea Paulista promoveu, na terça-feira (24), a segunda Jornada SUAS, com as equipes dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). Nessa etapa, foi feito o mapeamento da cidade, cada serviço fez a apresentação de sua região e debateu a territorialidade e suas demandas. Além disso, no período da tarde, o CREAS fez a sua apresentação sobre potencialidades.

De acordo com o gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, essa etapa da Jornada SUAS é feita para que os próprios servidores conheçam o território em que estão inseridos. “Eles fizeram um estudo e levantamentos, assim saberão identificar as coisas boas e os pontos que podem ser melhorados nos serviços. No final, é feito um relatório de coisas que vão melhorar a vida das pessoas naquele território, para que posteriormente sejam feitas políticas públicas para a população”, disse.

Segundo a gestora executiva Monica Pazotto, a ação qualifica a equipe para ações que atendam melhor toda a população varzina. “Ao trabalhar com as famílias, visando a proteção social das mesmas, é necessário a compreensão de onde vivem, ter conhecimento dos equipamentos de acesso à garantia de direitos, identificar as potencialidades e fragilidades daquele local”, disse.

Importância do mapeamento

O gestor municipal de Urbanismo e Habitação, Frederick Merten, marcou presença no evento e comentou que as ideias apresentadas serão levadas em consideração no Plano Diretor. “Todo esse material, as apresentações, vamos usar este material. Isso é de extrema importância para enxergar a Várzea Paulista de amanhã”, comentou.

Representando os coordenadores dos CRASs do município, o coordenador do CRAS Central, Leandro Gonzaga, informou que o mapeamento dos territórios realizado pelas equipes dos Centros da UGMDS possibilitou o levantamento e identificação de serviços e políticas públicas municipais. “A ação proporcionou a ampliação da compreensão da realidade vivenciada pela população e reflexão sobre estratégias na prestação dos serviços e atendimentos à população varzina”, citou.