CEMEB João Aprillanti recebe projeto “Brasil de Tuhu”

Projeto conta a história do maestro, compositor, pianista e violinista brasileiro Heitor Villa Lobos de maneira lúdica e divertida

Nesta terça-feira (17), os alunos da CEMEB João Aprillanti tiveram uma tarde mais do que divertida. Com muita música e uma boa história, os alunos vivenciaram a experiência do projeto “Brasil de Tuhu”, uma parceria entre a Unidade Gestora de Educação e a empresa Elekeiroz.

A apresentação foi assistida por crianças com idades de seis a dez anos e contou a história do maestro, compositor, pianista e violinista brasileiro, Heitor Villa-Lobos, de uma maneira lúdica, divertida e interativa. Segundo a diretora do projeto, Carla Rincon, o objetivo principal do projeto é musicalizar o país, homenageando um dos seus principais músicos e levando conhecimento cultural para crianças.

O projeto “Brasil de Tuhu” já beneficiou diversas escolas municipais ao longo dos anos de parceria, e segundo a organização, até sexta-feira, mais quatro escolas municipais receberão a apresentação.

Democratizando a cultura

Um dos principais pontos-chave da iniciativa é a democratização da cultura. Levar um concerto musical para escolas públicas é promover oportunidade, conhecimento e cultura para os alunos. Segundo a produtora musical do projeto, Livia Simas, o “Brasil de Tuhu” é uma porta de entrada para que alunos que talvez não tenham condições de assistir a um concerto musical possam ter esse primeiro contato com a música e se descobrir.

A vice-diretora da unidade escolar, Nilza Gale, ressaltou que a história de Heitor Villa-Lobos foi trabalhada dentro da sala de aula pelos professores de Arte, para que os alunos já estivessem inteirados para a apresentação. “Foi todo um trabalho realizado dentro da sala de aula, então eles esperaram pela apresentação com muita ansiedade e brilho nos olhos. É muito gratificante poder ter essa experiência única dentro da escola”, comentou a vice-diretora. “Nessa experiência, muitos alunos podem se descobrir músicos, o que oportuniza o acesso a esse tipo de cultura”, finalizou.

O “Brasil de Tuhu” já promoveu diversas formações de musicalização a educadores municipais e é um projeto patrocinado pela empresa Elekeiroz através da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, em parceria com a Prefeitura Municipal através da Unidade Gestora de Educação.