Unidade Gestora da Pessoa com Deficiência realiza encontro “Cuidando do cuidador”

Pessoa com Deficiência - Destaques Destaques Notícias

Evento foi realizado no Hotel Orquídea e reuniu os responsáveis legais de pessoas com deficiência

Na quinta-feira (28), em comemoração ao Setembro Verde, a Unidade Gestora de Pessoa com Deficiência realizou o evento “Cuidando do Cuidador”. O encontro reuniu os responsáveis legais de pessoas com deficiência e ofereceu acolhimento a essas pessoas, que dedicam sua vida em prol do outro.

O evento ocorreu no salão do Hotel Orquídea e contou com sorteio de brindes, dinâmicas, palestra e momento de conversa. O prefeito professor Rodolfo Braga, destacou que como pai de uma jovem autista, ele compartilha da mesma luta e causa dos presentes. “Lutamos pelo mesmo objetivo. Prezo por um governo acolhedor e humanizado, então sempre cobro dos meus gestores que unam suas unidades para que possamos dar suporte as famílias e as pessoas com deficiência em nosso município”, declarou.

Segundo o gestor da Pessoa com Deficiência, Adriano Pavan, o encontro é de extrema importância para que essas pessoas se sintam valorizadas. “É importante que voltemos nosso olhar a quem cuida, a quem dedica sua vida a outra pessoa. Queremos que todos se sintam acolhidos, se sintam importantes, pois são eles que lutam pela causa diariamente”, declarou.

Cuidando de quem cuida

Os presentes trocaram experiências, participaram de dinâmicas divertidas, receberam brindes e puderam ter seu bem-estar colocado em primeiro lugar a fim de que se enxerguem com mais carinho.

A diretora da unidade, Talita Moreira, destacou que o encontro valida a luta dos responsáveis legais pela pessoa com deficiência, e que o encontro é uma forma de demonstrar que para que eles possam cuidar, precisam estar bem; algo que a palestrante, Darlene Coelho, psicóloga e arteterapeuta, reforçou durante todo o encontro. “Trabalho com pais e familiares de pessoas com deficiência, é importante que eles desenvolvam esse autocuidado para que entendam que também são importantes”, ressaltou.

Se reconhecer é essencial

Sue Ane Santos, mãe de uma criança autista, contou que recentemente também recebeu o diagnóstico dentro do espectro e como se divide nos dois papéis. “Eu sempre tive algumas crises e dificuldades que acabaram piorando depois do diagnóstico do Joaquim, pois me dedico cem por cento a ele. Até que chegou um momento em que eu tive que olhar pra mim e decidir que precisava me cuidar também”, destacou Sue Ane.

Patrícia Manzatto, também mãe de uma criança autista, disse que as ações realizadas pela Unidade, demonstram um compromisso da gestão com a causa e famílias. “Estamos na luta diariamente, é muito bonito ver que a gestão pública tem nos olhado dessa forma e promovido ações inclusivas como essa”, declarou.

Os cuidadores presentes no evento, são pessoas que são cadastradas na Unidade Gestora da Pessoa com Deficiência ou que já utilizaram dos serviços ofertados pela unidade. É importante que os responsáveis legais pela pessoa com deficiência entrem em contato com a unidade para que esteja cadastrada no banco de dados municipal.

Também estiveram presentes no evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Abigail Braga, o vice-prefeito e gestor de Desenvolvimento Econômico, Fernando Pasqualino, a gestora executiva de Pessoa com Deficiência, Sueli Martins, a gestora executiva de Saúde, Jane Freitas, o vereador Giba Moraes, a gestora de Educação, Magali Souza, o gestor executivo de Segurança Pública, Ricardo Rodrigues e o gestor executivo de administração e governo, Júlio Pardal.