Avança Saúde: Prefeitura realiza exames de mamografia no Outubro Rosa

Saúde - Destaques Destaques Notícias

Exames previamente agendados serão feitos em frente ao Ambulatório de Especialidades, no Mamamóvel, entre os dias 3 a 7 e 9 a 11 de outubro

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização contra o câncer de mama, e a mamografia é o único exame que apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade contra a doença. Por conta disso, nos dias 3, 4, 6, 7, 9, 10 e 11 de outubro, das 8 às 16 horas, a Unidade Municipal de Saúde realiza exames de mamografia, previamente agendados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As mamografias serão feitas em frente ao Ambulatório de Especialidades, no veículo Mamamóvel. “Essa é mais uma importante, e já tradicional, ação para reduzirmos as filas de exames em Várzea Paulista e faz parte do programa Avança Saúde, que visa melhorar cada vez mais o atendimento em nosso sistema de saúde, e isso é uma das prioridades determinadas pelo prefeito Professor Rodolfo, desde o início de 2021”, afirma o gestor municipal de Saúde, João Paulo Souza.

De acordo com a gestora executiva de Saúde, Jane Freitas, a mamografia é essencial para que a doença seja detectada precocemente. “O Outubro Rosa vem como marco de prevenção contra o câncer de mama, por isso, precisamos falar sobre a importância da mamografia, já que ela faz a detecção de pequenos fragmentos que passam despercebidos em outros exames, como o de toque”, disse.

O serviço pretende atender aproximadamente 500 mulheres e minimizar a fila de espera do município.