Projeto multidisciplinar da EJA envolve visita à Festa das Orquídeas

Educação - Destaques Destaques Notícias

Alunos da escola Prof.ª Juvelita Pereira, Vila Real, fazem atividades para entender a cultura municipal e a importância da festividade tradicional das orquídeas

Estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) I — relativa aos Anos I a V do Ensino Fundamental —, de duas turmas da escola municipal Prof.ª Juvelita Pereira, na Vila Real, visitarão a Festa das Orquídeas de Várzea Paulista, nesta sexta-feira (22). A atividade faz parte do projeto “A Festa das Orquídeas 2023 vai te encantar!”, de autoria dos professores Guilherme Castro, Juliana Gomes de Oliveira Corsi e Priscila Barbini Petta. Iniciado semana passada, o trabalho inclui aulas para os alunos debaterem a cultura local e até mesmo se expressarem artisticamente.

A questão norteadora foi uma indagação sobre os alunos já terem visitado a tradicional e florida festa varzina, parte fundamental da identidade cultural da cidade. Os professores buscam fazer os estudantes expressarem suas visões de mundo a respeito da cultura da cidade, baseadas nos repertórios e experiências pessoais, por meio de posicionamentos críticos fundamentados em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Com o conhecimento da realidade de cada bairro, incluindo as festas comunitárias e espaços lúdicos, eventos familiares e, em destaque, a Festa das Orquídeas, os alunos poderão identificar o que aproxima e separa as pessoas em diferentes grupos sociais – um grande aprendizado.

Após a visita à Festa das Orquídeas, os alunos produzirão relatos orais ou escritos da experiência, nesta semana. Por meio da observação de flores presentes na escola, os estudantes também puderam mostrar seus dotes artísticos por meio de pinturas representativas das belas flores. O projeto também incluiu uma comparação entre as festas da cidade e festividades indígenas, contando com a história do avô de Henrique, que tem essa etnia como origem, presente no texto As Festas dos Povos Indígenas.