Projeto implantado em Várzea Paulista é citado em conferência nos EUA

Saúde - Destaques Desenvolvimento Social - Destaques Educação - Destaques

O Receituário do Brincar está entre as ações do Programa Primeiríssima Infância no município

Em maio de 2022, o programa Primeiríssima Infância de Várzea Paulista implantou entre as suas ações o Receituário do Brincar, que consiste na prescrição de brincadeiras e de práticas positivas de cuidado com as crianças, como a leitura, atividades físicas e alimentação saudável.

O receituário é uma criação de Gerusa Moura, articuladora regional da Primeiríssima Infância de Jundiaí, que apresentou a iniciativa na terça-feira (12), no SHIFT Summit 2023, evento realizado nos Estados Unidos, em Bend, no estado do Oregon. O tema do encontro foi a “Integração da Natureza e da Saúde Preventiva para os Seres Humanos e o Meio Ambiente”.

Em sua apresentação no evento, Gerusa mencionou as cidades da região que utilizam o programa em suas unidades básicas de saúde, e Várzea Paulista foi uma das mencionadas. O evento reuniu pesquisadores, gestores públicos, prestadores de serviços de saúde, educadores, entre outros profissionais, para compartilhar iniciativas focadas na promoção ao acesso à saúde preventiva através da natureza e experiências ao ar livre.

Segundo a médica pediatra e articuladora municipal do Primeiríssima Infância de Várzea Paulista, Luciana Valentini, desde a implantação do receituário, os profissionais de saúde vêm recebendo muitos retornos positivos. “As mães adoraram a iniciativa e aderiram muito bem. As crianças se sentem valorizadas com a prescrição sendo realizada diretamente a elas, o que as motiva a seguirem as recomendações”, destacou.