Setembro Verde promove café da manhã em prol da inclusão

Pessoa com Deficiência - Destaques Destaques Notícias

Ação reuniu servidores com PcDs ou pais de pessoas com deficiência com objetivo de ouvir as demandas, trocar experiências e mostrar o que vem sendo feito pela Prefeitura

Estemês é dedicado à conscientização e luta pelos direitos das pessoas com deficiência e suas famílias: o Setembro Verde. Em prol dessa campanha estão sendo promovidas ações de conscientização em Várzea Paulista. Na manhã desta quinta-feira (14), servidores municipais que possuem deficiência ou têm filhos PcDs (pessoas com deficiência) puderam se reunir, na Unidade Gestora Municipal da Pessoa com Deficiência, com administradores do órgão e o prefeito professor Rodolfo Braga, em um café da manhã diferenciado e produtivo. Na ação, a administração municipal buscou ouvir as demandas, trocar experiências e divulgar o que vem sendo feito.

Segundo o prefeito professor Rodolfo Braga, momentos de conscientização como esse são muito importantes. “Eu tenho uma filha de 21 anos que é autista. Então, eu sei a importância da inclusão. Por isso, nosso governo tem buscado capacitar os servidores e este é só o começo, já que temos obrigação de preparar nossos funcionários, levando acessibilidade para todos”, comentou.

De acordo com o gestor municipal da Pessoa com Deficiência, Adriano Pavan, essa é a causa da vida dele, uma vez que o filho, Leonardo, é PcD, motivo pelo qual ele tem bastante clareza sobre a relevância do órgão que lidera.  “Por isso, estamos buscando ações para agregar ao município e este Setembro Verde é um mês muito importante, que visa à inclusão da pessoa com deficiência. Em razão disso, decidimos reunir os pais e os PcDs para conversar. Além disso, na nossa Unidade estamos buscando capacitar todos os servidores públicos da Prefeitura para atender bem essas pessoas”, disse.

Inclusão é uma peça essencial na construção de um município melhor

A diretora da Unidade da Pessoa com Deficiência, Talita Moreira, afirmou que essas ações fazem com que ela se sinta acolhida como PcD. “Nossa unidade está aqui para acolher os PcDs e seus cuidadores. Por isso, chamamos vocês para que façam parte do nosso crescimento. Cada um aqui passa por situação diferentes. Queremos mostrar que vocês são peças essenciais na construção de uma cidade cada vez mais inclusiva”, citou.

Os servidores presentes comentaram estar felizes com a iniciativa da Prefeitura. Clodoaldo Silva disse que Várzea Paulista está no caminho certo, inclusive porque o trabalho educacional municipal possibilitou que o filho, Nickolas, não precisasse de atendimento específico para dar os primeiros passos educativos, ao contrário do que a lógica indicava em relação ao diagnóstico raro dele. “O meu filho foi contra o diagnóstico e foi alfabetizado numa escola municipal daqui de Várzea Paulista, e eu agradeço muito isso. Nosso município está no caminho da inclusão”, relatou.

“Agradeço por vocês estarem olhando para nós e nossas demandas”, frisou a servidora Amanda Souza.