Segunda fase dos Jogos Escolares movimenta alunos e professores de escolas municipais

Esporte e Lazer - Destaques Destaques Notícias

Em partidas de vôlei e dama, alunos das CEMEB João Aprillanti, Palmyra, Wilfrido e Oswaldo animaram a tarde

Na tarde desta terça-feira (12), alunos dos quartos e quintos anos das CEMEB João Aprillanti, Palmyra, Wilfrido e Oswaldo se enfrentaram em partidas de vôlei disputadas com direito a torcida e cantos de incentivo. O objetivo é fomentar o amor ao esporte e promover troca de experiências e socialização entre os alunos.

Na primeira partida da tarde, a CEMEB João Aprillanti, que era a escola sede das disputas, enfrentou a equipe do Palmyra, onde os visitantes acabaram levando a melhor. Os sets acabavam assim que a primeira equipe marcasse doze pontos. Logo em seguida, os alunos da CEMEB Oswaldo Camargo enfrentaram a animada turma do Wilfrido em uma partida muito disputada com direito a cantos ensaiados e muita animação das torcidas.

Segundo os coordenadores técnicos da Unidade Gestora de Educação, Fabiano Mantovani e Filipe Pires Bianchin, a primeira fase dos jogos foi importante para que os alunos classificados pudessem se preparar para essa fase setorial, e que a competição tem por principal objetivo incentivar a prática ao esporte e desenvolver um espírito de união e respeito entre os alunos.

A diretora da escola sede, Patrície Veraldi, destacou a importância dos jogos dentro do âmbito escolar. “O esporte no geral é positivo em todos os aspectos, além da questão física, vemos uma melhora de comportamento e aprendizagem na sala de aula e trabalhamos o respeito e a coletividade”, destacou a diretora.

Educando através do esporte

Longe da animação do vôlei, alunos também do quarto e quinto ano se divertiam em silêncio e muita seriedade em disputas de dama. A dama é um esporte de estratégia e esforço cognitivo, que estimula a concentração dos alunos.

O coordenador de Esportes, Oziel Nabas, que estava como arbitro das partidas de dama, destacou que os Jogos Escolares são fundamentais para o incentivo ao esporte na cidade. “Através dessa união entre as unidades de Educação e Esporte, podemos descobrir muitos talentos varzinos que podem sair dos Jogos Escolares e representar a cidade nos Jogos Regionais”, ressaltou.

As equipes estavam sob o comando dos professores de educação física, Claudino Coelho (João Aprillanti), Daniela Rezende (Oswaldo Camargo), Thaís Giulici (Padre Wilfrido) e Thales Beltreschi (Palmyra Aurora).

Entenda a competição

Os Jogos Escolares é uma iniciativa conjunta das Unidades Gestoras de Educação e Esporte. A primeira fase foi definida em confronto de salas da mesma escola, os classificados disputam essa segunda fase que é setorial (dividida nas regiões norte, centro-oeste e leste). As modalidades são queimada, vôlei misto, futsal masculino e feminino e dama. As escolas classificadas se enfrentarão nas finais dos jogos que acontecem em novembro.