Sessão aberta dá espaço para candidatos ao Conselho Tutelar se apresentarem

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Na iniciativa inédita, pleiteantes presentes tiveram tempo para uma breve apresentação pessoal, curricular e de experiências relacionadas aos cuidados de crianças e adolescentes

Na terça-feira (5), candidatos ao Conselho Tutelar de Várzea Paulista presentes na Câmara Municipal contaram com uma sessão aberta para se apresentarem brevemente a trabalhadores da Prefeitura, autoridades municipais, representantes de instituições da sociedade civil e da população. Idealizada pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), a iniciativa inédita na cidade foi realizada pela Comissão Especial Eleitoral do CMDCA e a Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social, com apoio da Câmara Municipal. A eleição será realizada em 1º de outubro.

“A nossa intenção é apresentar os candidatos, para falar sobre experiência e expectativas, e ampliar conhecimento da população, a fim de que ela vote de forma consciente e segura. Deixamos um espaço máximo de três minutos por pessoa presente (a presença não era obrigatória), para um currículo breve, mostrando as experiências profissionais em relação a crianças e adolescentes”, explicou a presidente do CMDCA, Ângela Santos.

“É o momento de confirmar a idoneidade de vocês, requisito básico exigido pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)”, disse a representante do conselho aos candidatos.

O gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, comemorou a sessão aberta e demais inovações da eleição deste ano, como o aumento de locais de votação e as urnas eletrônicas. A ideia é deixar o pleito o mais transparente e prático possível aos eleitores. “Os conselheiros têm o dever de representar a cidade na defesa dos direitos preconizados pelo ECA, na garantia dos direitos à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade, e convivência familiar e comunitária”, lembrou. “Pela primeira vez na história da cidade, a eleição será com urnas eletrônicas, mostrando compromisso com a transparência e facilidade para que as pessoas possam votar”, complementou.

O administrador também citou investimento feitos pelo Governo Municipal no conselho, como a nova sede totalmente equipada entregue em 2021, um carro zero, reajuste salarial mais justo, capacitações e a conquista do vale-alimentação. Além disso, afirmou haver esforços atuais para outros avanços nesse sentido.

Incentivos

O prefeito professor Rodolfo Braga também enalteceu o momento democrático proporcionado pela sessão aberta, com tempo e espaço iguais disponibilizados aos candidatos presentes, e elogiou a atuação da presidente de Ângela, pela excelência apresentada. O mandatário também agradeceu à comissão eleitoral do CMDCA os trabalhos desempenhados, e informou que a Prefeitura está dando todo o apoio material e de recursos humanos possível para que tenhamos, no dia 1º de outubro, uma eleição programa e organizada. O chefe do executivo ainda lembrou a grande relevância do trabalho exercido pelos conselheiros e desejou que os eleitos possam realizá-lo de uma forma transparente, clara e objetiva.

“Desejo a todos vocês sucesso e que vençam os melhores, que vença a democracia! Que possamos, juntos, representar e defender os direitos das crianças e adolescentes!”, finalizou Braga.

O vereador Mauro Aparecido elogiou a ação inovadora da sessão aberta e destacou que a missão de ser conselheiro tutelar é difícil, por envolver atuação em situações bem delicadas de violação ou ameaça aos direitos de crianças e adolescentes. “Fico admirado e feliz em ver que há pessoas com vontade de abraçar essa causa. Não é fácil. Desejo boa sorte a todos!”, declarou.

Candidatos

111 — Olivia Alvarenga

113 — Rose Reali

122 — Zeni Lima

123 — Sandra Moreno

136 — Jucimara Barceloni

158 — Tania Baldim

170 — Mara Aquino

190 — Elaine Rodrigues

213 — Rubens Pereira

222 — Douglas Aguiar

228 — Márcia Gomes

321 — Solange

326 — Kleber Carvalho

345 — Fabiana Gaspar

444 — Moises Oliveira

456 — Susi Colaço

555 — Juliana Lopes

Votação

A eleição será realizada no dia 1º de outubro, das 8 às 17 horas, em duas escolas da cidade: Mitiharu Tanaka (Jardim Cruz Alta) e Erich Becker (Cidade Nova II). Todos com título de eleitor ativo que votam em Várzea Paulista nas eleições de cargos políticos, como a de prefeito, por exemplo, poderão manifestar quem querem que seja eleito — 17 candidatos concorrem às cinco vagas titulares e cinco suplentes, a serem ocupadas, em um mandato de quatro anos, a partir de janeiro de 2024, pelos mais votados. O voto não é obrigatório, mas é muito importante pois ajuda a definir quem atuará na defesa dos direitos das crianças e adolescentes varzinos.

Veja o local onde você deve votar e outros detalhes da votação: https://rb.gy/6fwyt.

Presenças

Entre as autoridades que prestigiaram o evento, estiveram a gestora executiva municipal de Desenvolvimento Social, Mônica Pazotto; a presidente do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), Marli Caldas; os membros do CPDCN (Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo) Marlene Alves da Costa e Reginaldo da Costa; os vereadores Valdecir, Giba e Elton Vargas; a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama de Várzea Paulista, Abigail Braga; e o diretor administrativo da Apae da cidade, Luiz Garcia.