Várzea Paulista encerra a campanha Agosto Lilás com ação de conscientização

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Abordagem foi feita em todas as linhas municipais e em quatro linhas intermunicipais, com o objetivo de mostrar que assédio sexual é crime

Para encerrar com chave ouro a campanha nacional “Agosto Lilás”, que alerta sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, foi realizada uma abordagem nos pontos de ônibus do município, com o objetivo de mostrar que assédio sexual é crime, que o transporte público é público, mas corpo da mulher não é. A ação foi feita em todas as linhas municipais e em quatro linhas intermunicipais.

De acordo com a chefe de Políticas Públicas para Mulheres, Patrícia Felix, a ação teve a parceria do CREAS (Centro de Referência de Assistência Social). “Quero agradecer a todos pelo apoio dado aos trabalhos das políticas públicas para mulheres. É muito importante que essas ações não fiquem só nesse mês, mas que sejam feitas durante todos os meses, tendo em vista que a violência contra a mulher só vem crescendo”, disse.

Como denunciar

Para realizar uma denúncia, a mulher pode ligar para os números 180 (Disque Denúncia geral) ou 153, número da Guardiã Maria da Penha (parceria da Guarda Civil Municipal com o Ministério Público de São Paulo), ou instalar o aplicativo “Está Acontecendo”, disponível gratuitamente para Android, no qual a vítima encontrará três opções de alerta: “Preciso de Ajuda”, “Me sinto ameaçada” e “Estou sendo assediada”.

Ao escolher uma das opções, uma mensagem é emitida diretamente a um contato de confiança de sua escolha, juntamente com a sua localização. O receptor da mensagem deverá entrar diretamente em contato com a GCM ou demais autoridades de segurança.

Além disso, há a opção para pessoas com medida protetiva, que é o alerta “Patrulha Maria da Penha”, um contato exclusivo com a GCM de Várzea Paulista, por meio do WhatsApp. Com essa ferramenta, é solicitada a viatura da patrulha Maria da Penha.