Primeiro encontro do Clube de Leitura em Várzea Paulista aborda o livro Vila Mathusa

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Obra de Zênite Astra conta histórias de moradores transgênero e discute temas como envelhecimento, sentido de comunidade e sofrimentos da comunidade trans

Nesta segunda-feira (28), a Biblioteca Municipal Profª Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini recebeu o primeiro encontro mensal do programa Clube de Leitura em Várzea Paulista. Tendo como base o livro Vila Mathusa, de Zênite Astra, que narra trajetórias, relacionadas entre si, de moradores transgênero de uma vila paulistana, a iniciativa trouxe à tona questões importantes como o envelhecimento e desafios para que pessoas desse gênero sexual possam viver dignamente. A mediação foi feita pelo produtor cultural do município Luan Vitor, com o auxílio de outro curador:  o agente cultural Luiz de Oliveira, da Prefeitura. O projeto é uma iniciativa do Siseb (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo), do Governo Estadual.

A atividade, bem interativa, foi centrada no conto Aurora e Rubi, o primeiro dos oito textos da obra. Ao longo da atividade, que incluiu a leitura dessa parte do livro na íntegra, todos os participantes tiveram a oportunidade de debater os temas propostos pelo mediador. Entre os presentes, também estiveram pessoas de Campo Limpo Paulista.

“A gente construiu um roteiro e, a partir dele, vamos tentar provocar as pessoas, partindo de assuntos relacionados à obra, ao livro e ao universo do qual ela faz parte. São elas que determinam os caminhos que o encontro acaba tomando”, explicou Luan (á direita, na foto abaixo). “A gente só media, e quer saber a opinião delas”, complementou Oliveira.

Segundo Luan, o projeto poderá contribuir para fortalecer a biblioteca municipal varzina. “O foco é que os encontros ocorram aqui, para que se reforce às pessoas que este é um espaço de convivência, leitura e muito mais”, afirmou.

Vila Mathusa inclui textos como cartas e narrativas de detetive, que narram momentos diferentes da vida das pessoas trans retratadas. A íntegra do livro está disponível na BibliON, a biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo: https://www.biblion.org.br/.

O fato da biblioteca varzina ter sido uma das 19 selecionadas no edital “Clubes de Leitura Siseb 2023” é fruto do esforço desses dois profissionais. Nascido na cidade, Luan também é o idealizador da Balaio, plataforma de promoção editorial independente.

Importantes debates sobre populações negra e LGBTQI+

A curadoria literária oferecida por Luan Vitor e Luiz Eduardo trará à tona aspectos culturais cruciais da sociedade, com foco em vozes significativas da literatura negra e LGBTQI+ no contexto brasileiro. O objetivo é sensibilizar o público em relação a temas delicados e atuais na sociedade brasileira e global e, indiretamente, promover a conscientização sobre leis que garantem os direitos das populações negra e LGBTI+, como a Lei 11.645, que determina a inclusão.

Os dois profissionais receberam capacitação específica, de março a abril deste ano, fornecida pelo Siseb, com o intuito de equipar os mediadores com as ferramentas necessárias à criação de um ambiente acolhedor, propício à conexão e interação entre os participantes, reforçando o papel da Biblioteca como espaço cultural e de convivência dinâmico e inclusivo.

Inscrições

Para estar nos próximos quatro encontros mensais, que vão até dezembro, é necessário se inscrever. A inscrição pode ser feita tanto presencialmente, na própria biblioteca (Espaço Cidadania — Avenida Ipiranga, 151 – Centro), quanto por meio do telefone (11) 4595-3554, ou e-mail: cultura.turismo@varzeapaulista.sp.gov.br. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os interessados devem ter idade mínima de 14 anos e enviar as seguintes informações: nome completo, telefone e idade.

Clubes de Leitura

O edital, lançado em 2022, regulamenta a contratação de mediadores culturais, mentoria, acompanhamento mensal, avaliação com coordenação pedagógica e cinco sessões de Clubes de Leitura com empréstimos de livros da BibliON, a biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo.