Biblioteca Municipal de Várzea Paulista promove Clube de Leitura

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Projeto é uma parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo. Inscrições estão abertas

A Biblioteca Municipal “Profª Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini” está entre as 19 bibliotecas selecionadas no edital “Clubes de Leitura Siseb 2023”, uma iniciativa do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (Siseb). Essa conquista permite a realização de um Clube de Leitura literária mensal, aberto ao público de todas as idades, totalmente gratuito. O evento inaugural está agendado para o dia 28 de agosto, marcando o início de um ciclo que se estenderá até dezembro deste ano, com cinco encontros.

Para participar, os interessados podem se inscrever através da equipe da Biblioteca Municipal, tanto presencialmente no Espaço Cidadania (Av. Ipiranga, 151 – Centro), quanto por meio do telefone (11) 4595-3554 ou pelo e-mail: cultura.turismo@varzeapaulista.sp.gov.br. Os interessados devem ter idade mínima de 14 anos e enviar as seguintes informações: Nome completo, telefone e idade. A atividade visa promover a paixão pela leitura, incentivando a interação entre leitores e oferecendo uma oportunidade enriquecedora de exploração literária.

A primeira leitura será “Vila Mathusa”, de Zênite Astra. A obra está disponível na BibliON, a biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo.

Clube de leitura

O edital, lançado no ano passado, prevê a contratação de mediadores culturais, mentoria, acompanhamento mensal, avaliação com coordenação pedagógica e cinco sessões de clubes de leitura com empréstimos de livros da BibliON, a biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo. A inclusão da Biblioteca Municipal de Várzea Paulista neste projeto é resultado do esforço conjunto de Luiz Eduardo de Oliveira, agente cultural da Unidade Executiva de Cultura e Turismo, e Luan Vitor, produtor cultural da cidade e idealizador da plataforma de promoção editorial independente “Balaio”.

Luan Vitor, que também atuará como mediador cultural nos encontros do Clube de Leitura, recebeu capacitação específica, juntamente com Luiz Eduardo, durante os meses de março e abril deste ano. O objetivo da formação, proporcionada pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, foi equipar os mediadores com as ferramentas necessárias para criar um ambiente acolhedor, propício à conexão e interação entre os participantes, reforçando o papel da Biblioteca como um espaço cultural dinâmico e inclusivo.

Curadoria

A curadoria literária a ser oferecida por Luan Vitor e Luiz Eduardo trará à tona aspectos culturais cruciais da sociedade, enfocando vozes significativas da literatura negra e LGBTI+ no contexto brasileiro. A iniciativa visa sensibilizar o público em relação a temas delicados e atuais na sociedade brasileira e global. Além disso, busca indiretamente promover a conscientização sobre leis que garantem os direitos das populações negra e LGBTI+, como a Lei 11.645, que determina a inclusão da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” nos currículos escolares.