Prefeito de Várzea Paulista confirma presença no 1º Fórum Regional de Direitos Humanos

Sem categoria

Professor Rodolfo Braga recebe organizadores do evento que será realizado em 26 de outubro e recebe detalhes de como será a participação da cidade no importante encontro regional

Na tarde desta quinta-feira (24), o prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, confirmou, no Gabinete Municipal da cidade, que participará do 1º Fórum Regional de Direitos Humanos. O mandatário recebeu parte dos organizadores do evento — entre eles os gestores que representarão a cidade —, e a coordenadora Geral de Direitos Humanos da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, Maísa Costa (o Governo Estadual está dando suporte ao fórum). Os gestores da Prefeitura adiantaram como será a participação do município, na discussão de políticas públicas voltadas ao tema principal e na exposição de traços culturais (parte específica do evento).

Segundo o assessor de Políticas de Direitos Humanos da Prefeitura de Jundiaí, Paulo Fernando de Almeida, já está confirmada a participação dos prefeitos de todas as cidades que comporão o fórum: Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Itupeva, Jarinu e Louveira (os sete integrantes da Região Metropolitana de Jundiaí) e Itatiba. Para o profissional, é fundamental haver o apoio de todas as pessoas do poder público e da sociedade civil responsáveis pelas políticas públicas garantidoras dos direitos humanos, dentro do contexto regional e olhando a pessoa humana de forma integral. “O apoio de todos os prefeitos reforça a importância do evento e da temática para a região como um todo”, afirmou.

Várzea Paulista tem se destacado pelo grande engajamento no processo de preparação do fórum inovador. “A adesão e apoio do prefeito, além da forma como Várzea Paulista está participando da construção do evento e sua temática, têm sido extremamente positivos e vitais para que o evento tenha um contorno regional, entregue propostas e políticas públicas e consiga, dentro dos seus direcionamentos, fazer as transformações necessárias para que essas políticas cheguem às pessoas, observando seus direitos”, elogiou o assessor. “Esse apoio que o prefeito nos deu hoje é muito importante porque valida cada vez mais o compromisso dele com a temática dos direitos humanos, com a população e políticas públicas”, complementou.

O fórum será focado em cinco eixos, baseados nos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas): 1— Sustentabilidade e Dignidade Humana; 2 — Meio Ambiente; 3 — Educação em Direitos Humanos; 4 — Vida, Liberdade e Segurança Pessoal; e 5 — Intergeracionalidade. Além de servidores de todas as pastas municipais dos municípios participantes e dos próprios prefeitos, haverá representantes de vários grupos da sociedade civil organizada, para ampliar e qualificar o debate. “Esse evento traz essa integração e regionalidade. Cada município mostrará seu desenvolvimento, aquilo que pode oferecer para a região”, comentou Braga.

Várzea Paulista, cujos administradores indicados pelo prefeito são o gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, e a gestora executiva municipal de Cultura, Renata Câmara (ambos presentes no encontro), conduzirá o painel 6, com o tema Vida e Liberdade. Os assuntos trabalhados serão: construção da vida pelo caminho da liberdade; reflexão sobre direitos, deveres e preservação da vida; impactos da tecnologia e redes sociais; cultura de paz em sociedade e promoção à vida num debate multidimensional; comportamentos das gerações e impactos na sociedade bioética, engenharia genética e vida; prevenção e cuidados contra o uso de drogas; e prevenção e cuidados com a saúde mental (automutilação e suicídio).

Além disso, todas as cidades poderão expor traços importantes de sua identidade cultural local, mostrando aquilo com que mais se identificam, dentro da seção Sabores e Saberes. Várzea Paulista está preparada para mostrar muitas de suas particularidades e a diversidade que possui, em especial a grande especialidade no cultivo de orquídeas.