Prefeitura promove palestra de conscientização e inclusão de PcD para servidores públicos

Notícias Cultura e Turismo - Destaques Destaques Pessoa com Deficiência - Destaques

Ação foi destina a funcionários da Unidade Gestora de Cultura e teve como objetivo conscientizar sobre a forma correta de abordar e tratar uma pessoa com deficiência

No serviço público, a busca por excelência e eficiência é fundamental para atender às necessidades da sociedade. Para alcançar esse objetivo, na manhã de quarta-feira (23), foi realizada na Escola de Música (Musicarte), uma capacitação para os servidores da Unidade Gestora de Cultura, por meio de uma parceria com a Unidade Municipal da Pessoa com Deficiência. A ação buscou falar sobre inclusão e conscientização, para que eles estejam conscientes sobre a forma correta de abordar e tratar uma pessoa com deficiência.

Segundo a gestora executiva de Cultura, Renata Câmara a capacitação é muito satisfatória. “Nosso objetivo com essa ação é capacitar os servidores para que posteriormente seja entregue o melhor serviço à população, por isso, espero que todos saiam daqui enriquecidos de conhecimento”, disse. “É importante a gente como servidor saber como receber, como tratar os PcD. Além disso, a capacitação faz parte da avaliação de desempenho do plano do servidor”, comentou.

Segundo a palestrante e diretora da Unidade da Pessoa com Deficiência de Várzea Paulista, Talita Moreira, ela tem orgulho de levar conhecimento para as outras pessoas. “É importante entender o que é o PcD e como é o dia a dia dele, pois cabe a nós servidores, estarmos preparados para receber da melhor forma possível esse público”, finalizou.

Vale lembrar que a ação ocorre desde 2022, por meio da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS).

Importância da Inclusão

Mesmo a capacitação sendo para servidores da Cultura, a funcionária do Caps, Evelin da Silva, foi convidada a participar, pois ela é mãe de um aluno de iniciação musical, que é autista. A mãe demonstrou estar muito grata. “Quando o professor me falou sobre essa capacitação, eu fiquei muito feliz, eu achei que pelas dificuldades dele, as pessoas não iam querer ele aqui, mas hoje estou vendo o esforço de todo mundo para realmente incluir meu filho”, disse.

A diretora de cultura, Marli Petean, comentou estar muito feliz e realizada. “Essa proposta feita junto com a Unidade da Pessoa com Deficiência me deixa radiante, pois somos nós, servidores que atendemos ao público, estar preparados para receber e acolher a todos com deficiência ou não é importante”, disse.