Praça da Liberdade é totalmente revitalizada

Infraestrutura - Destaques Destaques Notícias

Melhoria garante lazer aos moradores e presta homenagem ao ex-vereador Armando Pastre. Entrega da melhoria será na terça-feira (22), às 19h

Uma das mais tradicionais áreas de lazer de Várzea Paulista, a Praça da Liberdade, na região central da cidade, foi totalmente reformada pela Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana, garantindo o bem-estar da população que utiliza a área e preservando esse importante patrimônio municipal.

Para celebrar a melhoria, a Prefeitura promove uma entrega oficial das obras para os moradores, na terça-feira (22), a partir das 19 horas, com apresentações culturais, distribuição de pipoca e algodão doce. O evento contará com a presença da Feira Criativa e o projeto ‘Voa, Livro voa’, com a distribuição gratuita de livros.

Melhorias

As obras no local consistem na melhoria da estrutura geral, com implantação de novo parque infantil, instalação de iluminação de LED, de novos bancos e mesas, limpeza e manutenção do piso, reforma da rede elétrica e dos canteiros, nova pintura, instalação de lixeiras e de bebedouro acessível. Além disso, o trecho da Avenida Duque de Caxias, que faz parte do entorno da praça, também recebeu uma nova iluminação em LED.

O ponto de destaque da Praça da Liberdade, seu coreto, também foi reformado. A estrutura de madeira foi substituída por uma metálica, mas todas as suas características foram preservadas. Para o gestor de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, Renato Germano, o desafio em reformar a praça foi manter a sua arquitetura. “Mantivemos a estrutura do coreto e toda a sua beleza, só que agora com material metálico, mais resistente,” explica. “Além disso, produzimos um painel no muro da praça, onde a história de Várzea Paulista é contada”, relatou Germano.

A Praça da Liberdade Vereador Armando Pastre está localizada na Av. Duque de Caxias, s/n, Centro.

Homenagem ao ex-vereador

Com as melhorias recebidas, a Praça da Liberdade ganhou o nome do seu idealizador, o ex-vereador Armando Pastre, por meio do projeto de lei Projeto de Lei Nº 26/2023, de maio deste ano, com autoria do vereador Elton Vargas da Silva.

O político fez parte do grupo que requisitou a emancipação do município em 1965 e foi um dos primeiros vereadores de Várzea Paulista. Para conferir o documento que deu nome à Praça da Liberdade, na década de 60, e a outras vias do município, clique aqui: https://varzeapaulista.siscam.com.br/arquivo?Id=13807