Várzea Paulista recebe 1ª Mostra de Cinema Brasileiro, a partir de terça (15)

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

De 15 a 22 de agosto, a população poderá assistir, gratuitamente, aos 15 filmes finalistas das categorias do troféu Grande Otelo do Voto Popular, para poder dar seu voto de forma bem embasada

A população de Várzea Paulista poderá apreciar, de forma gratuita, os 15 filmes nacionais finalistas do Troféu Grande Otelo do Voto Popular, que faz parte do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. É uma forma de poder conhecer as produções antes de registrar o voto on-line. De 15 a 22 de agosto, os conteúdos eleitos por profissionais da área associados à Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais serão exibidos em espaços públicos municipais. A 1ª Mostra de Cinema Brasileiro na cidade é uma iniciativa da Academia em parceria com a Unidade Gestora Executiva de Cultura da Prefeitura e a Associação Vidapontocom.

Serão cinco filmes de cada uma das três categorias: Melhor Longa-Metragem Ficção; Melhor Longa-Metragem Documentário; e Melhor Longa-Metragem Comédia. Para votar, acesse: https://l1nq.com/przXy.

A 22ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, a partir das 21 horas, para anunciar os vencedores dos 29 troféus Grande Otelo, como reconhecimento a produções de diversas categorias.

Na lista de finalistas, mais de 200 trabalhadores estão envolvidos, em 34 diferentes longas-metragens brasileiros; 12 longas estrangeiros; 15 curtas brasileiros (cinco de ficção, cinco documentários e cinco de animação); 14 séries (quatro de animação, cinco documentários e cinco de ficção). A categoria Melhor Longa-Metragem Comédia concorre apenas ao troféu de Voto Popular. 

Veja mais sobre a grande festa em: https://l1nq.com/2D8VP.

Programação

15/08

13h00: Bem-vinda a Quixeramobim

Local: Praça CEU (Rua João Póvoa, s/n — Jardim do Lar)

15h00: Vale Night

Local: Praça CEU

16/08

13h00: Kobra Auto Retrato

Local: Praça CEU

15h00: Medida Provisória

Local: Praça CEU

17/08

9h00: O Presidente Improvável

Local: Musicarte (Rua Manoel Gonçalves, 200 — Jardim Primavera)

15h00: Eduardo e Mônica

Local: Praça CEU

19h00: A Viagem de Pedro

Local: Praça CEU

18/08

09h00: Amigo Secreto

Local: Musicarte

13h30: Clube dos Anjos

Local: Musicarte (confirmar se vai ser aberto ao público em geral)

14h30: Clarice Lispector — A DESCOBERTA DO MUNDO

Local: Musicarte

21/08

09h00: Jesus Kid

Local: Musicarte

13h00: Papai é Pop

Local: Praça CEU

15h00: Paloma

Local: Praça CEU

22/08

09h00: Marte Um

Local: Musicarte

14h30: A Jangada de Welles

Local: Musicarte

Fichas técnicas dos filmes

Melhor Longa-Metragem Ficção

A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky. Produção: Karen Castanho, Bianca Villar, Fernando Fraiha por Biônica Filmes, Laís Bodanzky, Luiz Bolognesi por Buriti Filmes, Cauã Reymond e Mario Canivello.

Sinopse: Pedro, ex-imperador do Brasil, busca forças físicas e emocionais para enfrentar o irmão que usurpou seu reino em Portugal. Doente e inseguro, Pedro embarca em uma fragata inglesa cheia de línguas e posições sociais diferentes, para buscar um lugar e uma pátria.

Classificação indicativa: 14 anos.

Duração: 97 minutos.

Eduardo e Mônica, de René Sampaio. Produção: Bianca De Felippes por Gávea Filmes e René Sampaio por Fogo Cerrado.

Sinopse: o filme é inspirado pela famosa música de Renato Russo, que embalou muitas gerações. A produção, que conta a história de um grande amor entre pessoas bastante diferentes, promete encantar jovens de todas as idades.

Classificação indicativa: 14 anos.

Duração: 120 minutos.

Marte Um, de Gabriel Martins. Produção: Thiago Macêdo Correia, Maurilio Martins, André Novais Oliveira e Gabriel Martins por Filmes de Plástico.

Sinopse: o longa retrata o cotidiano de uma família negra de classe média baixa na periferia de uma grande capital. Entre trabalhos, utopias, amores e traumas, os Martins lutam para viver em um Brasil que está se modificando.

Classificação indicativa: 16 anos.

Duração: 112 minutos.

Medida Provisória, de Lázaro Ramos. Produção: Daniel Filho por Lereby Produções, Tania Rocha por Lata Filmes e Aldri Anunciação por Aldri Antônio Alves da Anunciação – ME.

Sinopse: o filme aborda um cenário futuro próximo do Brasil, no qual um governo autoritário ordena que todos os cidadãos da África voltem ao continente. A ordem injusta cria caos, protestos e um movimento de resistência que inspira a nação.

Classificação indicativa: 14 anos.

Duração: 94 minutos.

Paloma, de Marcelo Gomes. Produção: João Vieira Jr. e Nara Aragão por Carnaval Filmes.

Sinopse: Paloma, uma mulher trans, quer realizar seu maior sonho: um casamento tradicional, na igreja, com o namorado, Zé. Após trabalhar duro em uma plantação e economizar, ela tem o pedido rejeitado por um padre, o que a obrigará a enfrentar a sociedade rural. Nem a violência, traição, preconceito ou injustiça abalam sua fé.

Classificação indicativa: 14 anos.

Duração: 104 minutos.

Melhor Longa-Metragem Documentário

A Jangada de Welles, de Petrus Cariry e Firmino Holanda. Produção: Petrus Cariry por Iluminura Cinema e Multimídia.

Sinopse: Enquanto Orson Welles filmava no Brasil, em 1942, o documentário It’s All True (É Tudo Verdade), sobre o carnaval carioca e os jangadeiros cearenses, o líder desses pescadores, Manuel “Jacaré”, morreria acidentalmente em meio às filmagens. O fato traz à tona memórias do Estado Novo, da atribulada passagem de Welles pelo Brasil e da luta desses trabalhadores por direitos trabalhistas.

Classificação indicativa: 12 anos.

Duração: 72 minutos

Amigo Secreto, de Maria Augusta Ramos. Produção: Maria Augusta Ramos por Nofoco Filmes, Silvia Cruz e Felipe Lopes por Vitrine Filmes.

Sinopse: Em 2019, a entrada do ex-juiz Sérgio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar sua democracia.

Classificação indicativa: 12 anos.

duração: 125 minutos.

Clarice Lispector – A Descoberta Do Mundo, de Taciana Oliveira. Produção: Taciana Oliveira por Zest Artes e Comunicação.

Sinopse: Uma seleção de depoimentos da escritora Clarice Lispector e entrevistas com amigos e familiares em uma costura poética visual de trechos adaptados da sua obra formam esse ensaio documental. Com direito a um material inédito, a produção mostra a escritora no programa “Os Mágicos”, da TV Educativa, em dezembro de 1976.

Classificação indicativa: 10 anos.

Duração: 102 minutos.

Kobra Auto Retrato, de Lina Chamie. Produção: Lina Chamie e Vinícius Pardinho por Girafa Filmes.

Sinopse: Kobra relembra a trajetória da infância difícil na periferia ao sucesso mundial como muralista. O documentário mostra as diferenças que existiram entre a realidade e o sonho do artista, desde o grafite ilegal nas ruas de São Paulo até pintar grandes murais em mais de 30 países. Representante de muitas outras pessoas em suas batalhas, Kobra passa a entender o poder da arte de rua como voz política e democrática.

Classificação indicativa: 10 anos.

Duração: 84 minutos.

O Presidente Improvável, de Belisario Franca. Produção: Belisario Franca, Bianca Lenti e Maurício Magalhães por Giros.

Sinopse: Fernando Henrique Cardoso é um caso único no Brasil e raro de modo geral: um intelectual consagrado no meio acadêmico que teve a oportunidade de governar seu país. A dupla eleição à presidência, em 1994 e 1998, foi o ápice de uma carreira dedicada ao casamento entre dois princípios fundamentais e complementares que se cumprem no diálogo: a busca por compreensão do intelectual e a busca por conciliação do político. Nesse espírito, o documentário apresenta a vida e pensamento de Fernando Henrique Cardoso em diversos diálogos do ex-presidente com grandes personalidades do Brasil e do mundo, sobre democracia, política, economia, relações internacionais, sociologia, educação, meio ambiente, comportamento, cultura e outros temas, que se fundem a memórias do passado evocadas por FHC e seus interlocutores.

Classificação indicativa: Livre.

Duração: 100 minutos.

Melhor Longa-Metragem Comédia

Bem-Vinda a Quixeramobim, de Halder Gomes. Produção: Mayra Lucas da Rocha por Glaz Entretenimento.

Sinopse: o filme conta a história de Aimée, mulher com mais de 30 e anos herdeira de um empresário milionário implicado em um esquema de corrupção. Pela primeira vez sem a mesada do pai, ela terá que buscar a sobrevivência na última propriedade da família ainda disponível: uma fazenda caindo aos pedaços em Quixeramobim, interior do Ceará.

Classificação indicativa: 14 anos.

Duração: 107 minutos.

Jesus Kid, de Aly Muritiba. Produção: Antônio Gonçalves Junior por Grafo Audiovisual, Aly Muritiba e Sergio Marone.

Sinopse: escritor de western (faroeste) em dificuldades, Eugênio vê seu personagem mais famoso, Jesus Kid, mal em vendas. É aí que surge sua possível salvação: o contrato para escrever o roteiro de um filme.

Classificação indicativa: 14 anos.

Duração: 87 minutos.

O Clube dos Anjos, de Ângelo Defanti. Produção: Bárbara Defanti e Ângelo Defanti por Sobretudo Produção e Sara Silveira por Dezenove Som e Imagens.

Sinopse: velhos amigos têm os laços de amizade remendados em um luxuoso nababesco banquete dado por um cozinheiro misterioso. Após a noite marcada pela gula e alegria, um deles é encontrado morto. O jantar teve algo a ver com a morte? Eles conseguirão resistir e não voltar a um novo encontro?

Classificação indicativa: 14 anos.

Duração: 102 minutos.

Papai É Pop, de Caito Ortiz. Produção: Francesco Civita, Beto Gauss e Caito Ortiz por Pródigo Films.Sinopse: eis aí uma dramédia para toda a família, com a história de Tom (Lázaro Ramos), homem comum que tem a vida modificada ao se tornar pai. Ao lado da esposa

Elisa (Paolla Oliveira), ele tem de aprender na prática como cuidar da filha e, em meio às situações divertidas e emocionantes cotidianas, apresenta uma transformação interior que conflita com a forma como a sociedade enxerga um pai presente. Livremente inspirado no best-seller “O Papai é Pop”, de Marcos Piangers, o filme é estrelado por Lázaro Ramos, Paolla Oliveira, Elisa Lucinda, Dadá Coelho e Leandro Ramos.

Classificação indicativa: 12 anos.

Duração: 108 minutos.

 Vale Night, de Luís Pinheiro. Produção: João Queiroz, Justine Otondo e Kleber C. Menezes por Querosene Produções Artísticas e Cinematográficas.

Sinopse: cansada de lidar com as responsabilidades do primeiro filho, Daiana resolve pegar um “vale night” para passar a noite com as amigas, mas para isso precisa deixar o filho com o pai da criança. Vini, também entediado, decide levar o bebê para o baile funk, onde tudo vai bem até que ele perde o menino e começa a procurá-lo por toda a comunidade, vivendo situações inusitadas e divertidas para que Daiana não perceba nada.

Classificação indicativa: 16 anos.

Duração: 91 minutos.