Agosto Lilás: mês de conscientização no combate à violência contra a mulher

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Prefeitura promove um Pit Stop na terça-feira (15), às 10 horas, na pista de caminhada da Av. Bertioga

Em prol do “Agosto Lilás”, campanha nacional que tem alerta sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, a Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da Chefia de Políticas Públicas para Mulheres promove na próxima terça-feira (15), às 10 horas, na pista de caminhada da Av. Bertioga, um Pit Stop com faixas e panfletos. Além da ação expressiva, na qual serão colocadas pequenas cruzes de madeira com frases de impacto ao longo da via.

Segundo a chefe de Políticas Públicas para as Mulheres, Patrícia Felix, da Unidade Gestora de Desenvolvimento Social, as cruzes tem como objetivo mostrar que a violência não é só física, ela também pode ser em forma de palavras. “A violência contra a mulher é um assunto sério e precisamos de um olhar em conjunto, com o apoio da educação, saúde e segurança pública. Os munícipes também podem contribuir, não fechando os olhos ou os ouvidos para os gritos de socorro de uma mulher. E as próprias mulheres, ficando atentas aos vários tipos de violência”, comentou.

Durante o mês todo, serão feitas ações de conscientização como os cartazes nos ônibus do município e abordagem com folhetos da campanha “Busão sem Assédio”.  O material para a produção das cruzes foi doado pela empresa QUIMECOL e o trabalho realizado pela equipe de carpintaria da Unidade de Infraestrutura Urbana.

Veja as possíveis formas de violência:

Física: É uma forma de violência que envolve o uso da força física que pode, ou não, causar danos, ferimentos ou lesões.
Psicológica: É uma forma de abuso emocional que visa controlar, humilhar, ameaçar ou diminuir a autoestima e autonomia.
Moral: Por meio de insultos, difamações, manipulações e exposições, o agressor busca controlar e dominar a vítima.
Sexual: É uma forma de agressão que envolve qualquer ato não consensual de natureza sexual contra a vítima.
Patrimonial: É uma forma de abuso que busca controlar e prejudicar sua independência financeira e material. Isso pode incluir retenção de recursos financeiros, destruição de bens pessoais, controle abusivo das finanças e impedimento de acesso aos recursos econômicos.