Alunos do Cemeb Anísio Teixeira se formam no programa Bombeiro na Escola

Educação - Destaques

Crianças, de todas as turmas do Ano IV, celebram conclusão de aulas sobre prevenção a acidentes com fogo, como acionar bombeiros, e outras importantes orientações

Nesta quinta-feira (3), os 120 alunos do Ano V do Ensino Fundamental do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Anísio Teixeira (Jardim América II) celebraram a formatura do programa Bombeiro na Escola, parceria dos bombeiros militares do Estado de São Paulo com a Prefeitura de Várzea Paulista. As crianças receberam incentivo de autoridades, ganharam certificados, medalhas e fizeram um juramento em defesa da vida, meio ambiente e patrimônio. Pais e amigos de alunos, e diversos profissionais da unidade escolar estiveram presentes.

Os formandos ainda cantaram e dançaram a música do programa com o mascote “Faísca” e, depois da cerimônia, conheceram o caminhão de bombeiros.

Ao longo de quatro encontros, concluídos em junho, o cabo De Brito, bombeiro educador, abordou, de maneira divertida e didática, assuntos como: forma de acionar os bombeiros (telefone 193); importância de não aplicar trotes para não atrasar atendimentos realmente necessários; prevenções de acidentes domésticos; afogamento; acidentes de trânsito e noções sobre gás.

O diretor da escola, Fabiano Falasco, ficou bastante satisfeito com as aulas, por tratarem de questões bem relevantes que levam aos pais, por meio das crianças, cuidados importantes do dia a dia. “A criança, passando isso à família, faz com que os familiares recebam o conteúdo de forma mais efetiva, aberta. Os familiares, em consideração à criança, valorizam essa informação. Esse alerta sempre é válido e o programa vem reforçar isso. É fantástico”, elogiou.

Na formatura da manhã, o comandante da Estação de Bombeiros de Várzea Paulista, tenente José de Paiva Honorato, pontuou que a data é bem marcante e significativa para as crianças e igualmente aos bombeiros, por participarem da formação dos alunos. O servidor incentivou os pais presentes e os estudantes. “Nunca limitem os filhos de vocês, física ou intelectualmente. Treinem os filhos de vocês para a vida. Deem a eles conhecimento e ensinem o caminho da retidão e honestidade. Vocês, crianças, podem ser o que quiserem. O caminho é longo, mas é possível. Agradeço aos professores pela formação. Respeitem e valorizem os professores”, concluiu.

O bombeiro De Brito, que aplicou o programa na escola, agradeceu a receptividade. “Tudo correu dentro do esperado. Fui bem recepcionado pela equipe gestora da escola e as crianças cooperaram. Graças a Deus, deu tudo certo”, afirmou, sorridente.

Autoridades municipais celebram sucesso do programa

A gestora municipal de Educação, Magali Souza, fez questão de ressaltar a emoção de ouvir os formandos cantarem com tanta energia o hino da cidade. Ela ainda elogiou o prefeito professor Rodolfo Braga pelo apoio ao programa, a diretora de Projetos Especiais de Educação, Vani de Paula, cujo setor foi fundamental para firmar a parceria com os bombeiros, ressaltou a importância do diretor Fabiano, dos professores e demais envolvidos no trabalho com as crianças, e agradeceu os serviços viabilizados por meio do Bombeiro na Escola.

“O programa traz conhecimentos para que vocês possam despertar habilidades que previnem acidentes domésticos. Que vocês possam ter habilidades e conhecimentos para saber como agir caso precisem em algum momento, inclusive dentro da escola. Esperamos que não seja necessário, mas é importante saberem o que fazer. E agora são agentes multiplicadores do que aprenderam. Esse conhecimento fica e se estende ao longo da vida. Parabéns aos bombeiros pela iniciativa e obrigado pela parceria!”.

O prefeito professor Rodolfo Braga ressaltou a grande importância de contar com uma Estação de Bombeiros na cidade, algo pelo qual lutou desde o começo do mandato. Ter isso realizado, desde o ano passado, ajuda até mesmo a atrair empresas para o município, por reduzir custos aos empreendedores e evitar a necessidade de tirar o auto de vistoria necessário no Corpo de Bombeiros de Jundiaí, por exemplo. O mandatário também destacou investimentos em segurança e na modernização da educação, e estimulou os pequenos na luta por seus sonhos. “Lutem pelo seu futuro. Sonhem que vocês vão alcançar o objetivo de vocês”, encerrou. O vice-prefeito Fernando Pasqualino também participou da celebração e parabenizou todos os envolvidos na importante formação oferecida aos alunos varzinos.

Próximas etapas

564 alunos municipais do Ano IV do Ensino Fundamental já foram contemplados com o programa, desde que se iniciou na cidade, no semestre passado. Na semana que vem, a escola Professor Carlos de Almeida (Jardim Promeca) começa a receber as aulas. Neste mesmo semestre, a escola Professor João Batista Nalini (Jardim Buriti) também participa do programa. Ao todo, de agosto a dezembro, cerca de 500 alunos dessa mesma etapa de ensino, das duas unidades escolares, serão atendidos.