Homenagem à nutricionista Raquel Coelho traz depoimentos emocionados e muito reconhecimento

Educação - Destaques

Profissional da Prefeitura de Várzea Paulista desde 1995, a servidora entende que deixa o importante legado de uma alimentação mais saudável, organizada e satisfatória

A escola municipal Prefeito João Aprillanti está marcada como o local do último treinamento de merendeiras acompanhado pela nutricionista Raquel Coelho, servidora municipal que, há 28 anos, trabalha muito pela qualidade da alimentação nas escolas da Rede Municipal, e se aposenta semana que vem. A empresa Pack Food, contratada pela Prefeitura para fornecer as refeições escolares, aproveitou a oportunidade para fazer uma bonita homenagem, com a participação de autoridades municipais, na manhã desta quinta-feira (27). Houve palavras de agradecimento e emoção, além de um vídeo e presentes.

A nutricionista e hoje doutora em fitoterapia nutricional classifica como “sua vida” a longa jornada de serviços prestados à Prefeitura. Ela agradece a autonomia e o auxílio aos estudos, dados pela administração municipal, além do carinho e respeito vindo de profissionais como as próprias merendeiras e demais trabalhadoras da empresa, a atual gestora municipal de Educação, Magali Souza, e o prefeito professor Rodolfo Braga. Coelho fez pós-graduação em gastronomia aplicada à nutrição e doutorado em fitoterapia nutricional (relacionada ao uso de ervas e especiarias). “Acredito que alcancei aqui tudo o que almejei na parte profissional”.

“A gente nunca teve um problema de saúde com as crianças, como intoxicação alimentar, por exemplo. Para mim isso é um ganho muito grande. Consegui atingir minha meta de gerar saúde às crianças, oferecendo alimentação de qualidade, saudável”, afirmou. Entre os trabalhos de destaque, a servidora cita o curso de culinária infantil e o Escola Verde, que permitiu o uso de ervas como temperos para reduzir o sal e deixar as refeições escolares mais saudáveis, algo que vigora até hoje.

Além de curtir o merecido descanso, Coelho, que está se especializando em modulação intestinal, pretende passar a atuar clinicamente com pessoas idosas, para estimular o consumo de ervas, chás e outros alimentos probióticos, cujos ganhos gastrointestinais melhoram muito a qualidade de vida. A gastronomia também deverá ter espaço, até mesmo para homenagear a mãe, Diva Coelho Neto.

Valorização e agradecimento

Emocionada, Luciana Gomide, nutricionista da Pack Food (à direita, na foto abaixo), enalteceu o quanto Raquel é admirada pela empresa e merendeiras. “A Raquel é uma pessoa muito especial para nós. Está com a gente aqui há muitos anos. Além de competente, é amiga e está sempre disposta, ajudando a gente. Em nome de todas as merendeiras, te agradecemos por tudo: toda a ajuda que você deu para a gente, pelo auxílio, pela pessoa que você é. Vai fazer muita falta, realmente”, homenageou.

Para o prefeito professor Rodolfo Braga, que atuou por muitos anos ao lado da nutricionista, é visível o legado deixado pela profissional, inclusive na defesa do atual modelo de fornecimento de alimentação escolar, terceirizado, sugerido inicialmente por ele há alguns anos, quando era o responsável pela pasta de Educação, como meio de facilitar o fornecimento de refeições de qualidade às crianças da Rede Municipal de Ensino. “A Raquel é uma pessoa muito eficiente e dedicada. É mérito também dela proporcionar emprego para vocês (merendeiras), trazer a terceirização do serviço de alimentação escolar para nossa cidade, buscando uma qualidade cada vez maior para as refeições de nossas crianças”.

“É mérito seu ter agora esse momento de desfrutar, passear, curtir o cachorrinho, o marido, etc.. Você vai deixar saudade para nós. Sempre que precisar, terá um amigo aqui para te acolher. Você faz parte da história da educação de nossa cidade”, complementou o prefeito.

A gestora municipal de Educação, Magali Souza, também externou uma mensagem de respeito, carinho e reconhecimento. “É emocionante falar da Raquel. Começamos praticamente juntas. Desses momentos lá do começo de nossa convivência profissional, ficam o compromisso e a amizade que fica, orienta, ajuda e faz parte. Quem se dedica a fazer algo perfeito chega à excelência e pode, como ela, se despedir com orgulho e trabalho reconhecido: avanços na educação, alimentação escolar. Fica aqui a minha gratidão a todas vocês, que têm essa dedicação no dia a dia, e um agradecimento especial à Raquel”. A homenagem também contou com a participação da diretora de Projetos Especiais de Educação, Vani de Paula.