Varzinos Luan Andrade de Carvalho e Robson Henrique Consini aumentaram autoestima de acolhidos com ação gerenciada pelo Serviço Especializado de Assistência Social
O abrigo temporário para pessoas resistentes a sair da condição de rua de Várzea Paulista recebeu um belo trabalho na última segunda-feira (17). Em uma ação organizada pelo Seas (Serviço Especializado de Assistência Social) da Prefeitura, dois barbeiros varzinos voluntários — Luan Andrade de Carvalho e Robson Henrique Consini — realizaram cortes de cabelo e/ou barba gratuitos em 12 pessoas atendidas pela importante unidade de acolhimento contra o rigoroso frio enfrentado atualmente. A ação aumenta a autoestima dos beneficiados.
Os dois profissionais demonstraram satisfação em contribuir com o gesto cidadão. “Ficamos muito felizes com a oportunidade de realizar esta ação voluntária”, afirmou Carvalho.
“O abrigo foi inaugurado no dia 16 de junho, contabilizando dezenas de acolhimentos. São homens e mulheres e até seus pets recebendo proteção contra frio, banho quente e roupas higienizadas, além de alimentação. E, hoje, também tiveram a oportunidade do corte de seus cabelos e barbas, gratuitamente”, declarou o gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques.
Outra forma de ajudar o abrigo são as doações de roupas adultas, masculinas e femininas ou mesmo produtos de higiene pessoal. Elas podem ser feitas diretamente no (FUNSS) Fundo Social de Solidariedade e o horário de atendimento é e segunda a sexta-feira das 9 às 15 horas, no Fundo Social de Solidariedade (Rua Pedro Poloni, 36 — Centro).
Sobre o espaço
O local disponível para todas as pessoas resistentes a sair da condição de rua e seus animais de estimação continua funcionando normalmente. O abrigo oferece um espaço protegido, roupas e cobertores novos, banho quente e alimentação.
O Seas faz abordagens sociais em espaços do município que costumam ter moradores em situação de rua e lhes oferta a possibilidade de acolhimento e proteção.
Se souber que uma pessoa em vulnerabilidade social que dorme frequentemente na rua entre em contato com a Unidade de Desenvolvimento Social por meio do telefone (11) 4595-4008, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas; ou com o Creas, pelo telefone 11 4606-0437, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
O abrigo temporário fica na Rua Coronel Álvaro de Castro, 175 — Vila São José (perto da Praça Castro Alves).