Após denúncia, equipe averigua situação, constata crime ambiental, resgata os animais e os encaminha à associação Mata Ciliar, que tem parceria com a Prefeitura de Várzea Paulista
Na tarde da última quinta-feira (13), servidores do Bem-Estar Animal, uma equipe da Unidade Gestora Municipal de Meio Ambiente de Várzea Paulista, resgatou 12 aves nativas que estavam aprisionadas em gaiolas, sem os devidos documentos, em um local do Jardim Buriti. Elas foram resgatadas e encaminhadas à associação Mata Ciliar, que tem convênio com a Prefeitura. Os animais passarão por um período de quarentena e receberão cuidados veterinários.
Após uma denúncia anônima, os profissionais se dirigiram ao espaço e confirmaram que os animais silvestres vinham, de fato, sendo mantidos em cativeiro de forma irregular, o que configura crime ambiental. Foram resgatados: seis canários da terra, uma coleirinha, dois gurundis, um bigodinho, um caboclinho e uma patativa chorona.
O gestor municipal de Meio Ambiente, Peterson Afonso, lembra que as denúncias são uma ótima forma de os munícipes colaborarem para o combate a irregularidades como essa. “A cooperação da população é muito importante. Todas as denúncias realizadas são verificadas, para que se verifique de fato se há crime ambiental e possa ser dado o devido andamento ao caso”, afirma o gestor municipal de Meio Ambiente, Peterson Afonso.
As denúncias podem ser feitas à Guarda Ambiental, pelo número 153 ou 0800 770 0811. O atendimento é feito todos os dias, 24 horas. Outro canal é a própria Unidade Gestora de Meio Ambiente, cujo telefone é (11) 4606-8666 e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.