Abertura oficial dos Jogos Escolares 2023 empolga público com arte e espírito esportivo

Cerimônia apresentou logo e juramento vencedores de concursos, e estandartes de escolas participantes; presença do lutador de UFC varzino, Cláudio Ribeiro, foi outro momento importante

A segunda edição dos Jogos Escolares de Várzea Paulista, competição municipal retomada ano passado após décadas, foi aberta oficialmente com uma animada cerimônia, nesta quarta-feira (12), no Ginásio da Vila Popular. No evento, que enalteceu o valor do esporte e da competição saudável, houve um desfile das delegações de escolas municipais participantes, com estandartes produzidos pelas unidades educacionais; a apresentação do logo e juramento do atleta vencedores dos concursos feitos nas escolas; e o desfile com a tocha olímpica, carregada inclusive pelo lutador de UFC Cláudio Ribeiro, representante da cidade em lutas importantes. Os jogos são fruto de uma parceria entre duas Unidades Gestoras: Educação; e Esporte, Lazer, Cultura e Turismo.

Diante de várias autoridades municipais, alunos e familiares dos estudantes, e profissionais das escolas, foi feita a apresentação do logo vencedor, da estudante Amanda Santos Paganatto, do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Anísio Teixeira, do Jardim América II. Também foi apresentado o juramento do atleta, de Kamilly Gabrieli, aluna do Cemeb Padre Wilfrido Wieneke (Residencial Aimoré) que venceu o concurso feito nas escolas municipais e conduziu o juramento na solenidade.

A tocha olímpica, importante símbolo do espírito esportivo, foi carregada pelos atletas Gustavo Ramiro, jovem varzino que estudou na Rede Municipal e já tem resultados expressivos no karatê, e o famoso lutador de UFC Cláudio Ribeiro, que leva o nome varzino até mesmo para fora do Brasil, com grandes conquistas como, por exemplo, a vitória sobre o estadunidense Joseph Holmes, em maio. Com a tocha, Ribeiro acendeu a pira olímpica, que será apagada apenas no encerramento dos jogos.

Em agosto, os Jogos Escolares, que contemplarão diversas modalidades, como futebol, vôlei, basquete e damas, chegarão à fase entre escolas. As unidades escolares vão disputar os jogos dentro de cada região (Norte, Centro-Oeste e Leste) e os finalistas vão se enfrentar, posteriormente, para a definição dos campeões, em novembro.

Outros destaques

O evento também contemplou as apresentações artísticas do professor Alex Sandro Valeschi, que trabalha com musicalização infantil, no acompanhamento dos Hinos Nacional e de Várzea Paulista, ao saxofone; a coreografia da música Um Barulho, Um Sumiço, do filme Detetives do Prédio Azul, feita por alunos da escola Cecília Meireles (Jardim América II); e a dança da música Retirantes, apresentada por integrantes da Companhia Municipal de Dança de Campo Limpo Paulista. A solenidade foi inteiramente transmitida pela Conquista Web TV, cujo link foi disponibilizado no Facebook da Prefeitura, e assistida nas escolas municipais; tudo com a competente tradução em Libras (língua brasileira de sinais) feita pela professora municipal Dilma Rodrigues.

Ainda houve espaço para uma homenagem à gestora municipal de Educação, Magali Souza, feita por uma equipe do Cemeb Padre Wilfrido, em nome dos alunos de inclusão da unidade educação. O Orquidinho, a bonita mascote dos Jogos Escolares, também marcou presença e animou a plateia.

Autoridades enaltecem importância frutos da prática esportiva

A gestora agradeceu a parceria com a Unidade Gestora de Esporte, a atuação de todos os professores e demais profissionais, inclusive o coordenador Fabiano Mantovani, o apoio do prefeito professor Rodolfo Braga e o importante incentivo dado pelas famílias dos alunos. A administradora viu que cada centro de educação transborda alegria, orgulho, trabalho sério e responsável, despertando o interesse pelo esporte, ao longo das atividades já desenvolvidas nas fases iniciais dos jogos, por meio, inclusive, do próprio talento dos alunos. Os valores trabalhados nos estandartes — ética, respeito, inclusão e apoio mútuo — também foram enaltecidos por Souza. “É um orgulho estar como gestora de Educação e contemplar crianças reunidas para o bem. Esta festa é por vocês”, finalizou.

O gestor municipal de Esporte, Leonardo Lopes, também agradeceu o apoio do prefeito e declarou que a unidade está feliz em ter mais uma participação direta no trabalho educacional.

“Desejo boa sorte e uma excelente competição, sabendo que ela vai muito além de ganhar ou perder. Socializem-se, conheçam outros esportes. Aproveitem e se divirtam bastante”, declarou.

Segundo o prefeito professor Rodolfo Braga, muitos alunos municipais hoje sentem orgulho da cidade, após os avanços dos últimos anos. O mandatário elogiou o trabalho de todos os envolvidos, a importante tradução em Libras feita pela professora Dilma, e o acompanhamento educacional feito pelos pais; e fez questão de sublinhar a beleza do evento e grande importância do esporte. “Contribuir com a qualidade de vida ajuda a promover a inclusão social. Isso traz reflexo social na vida educacional e de cidadãos dos alunos”, afirmou.

Autoridades presentes ressaltaram avanços nas estruturas das escolas e educação em si, construção do novo hospital municipal, infraestrutura da cidade e no próprio esporte. Uma das conquistas recentes citada pelo prefeito foi a criação da primeira pasta municipal da região voltada a pessoas com deficiência; Braga lembrou a importância do cadastro desses munícipes. Saiba mais sobre essa carteira municipal de identificação e como solicitá-la: https://acesse.one/7N0Ke.

Também participaram o vice-prefeito Fernando Pasqualino; o gestor municipal de Governo e Administração, e interino de Saúde, João Paulo de Souza; e o presidente da Câmara Municipal, Dr. Eliseu Notario.