Memória viva de Várzea Paulista

História dos 100 anos da empresa Elekeiroz no município começam a ser resgatados pela Casa da Memória

A empresa Elekeiroz possui 128 anos de existência e está há aproximadamente 100 anos em Várzea Paulista. Sua instalação na cidade, contribuiu para a chegada de novos moradores para a região, geração de empregos e crescimento da economia.

Na última terça-feira (04), representantes da Casa da Memória e da Unidade Executiva de Comunicação da Prefeitura conversaram com Claúdia Malerba Garoni, funcionária da indústria química há 34 anos. Ela começou na empresa como operadora de telex e malote, passando por outros cargos dentro da empresa, até assumir a posição atual de analista de facilities. A equipe municipal foi recepcionada pela assessora de imprensa da Elekeiroz, Bárbara Valsézia.

Em todo este período da empresa, Claúdia guardou em um arquivo pessoal, panfletos, livretos e outros materiais publicitários e de comunicação interna da Elekeiroz.  “Para mim é muito interessante, faz parte da história de empresa e eu sempre guardei com muito carinho”, informa. “Em todos estes anos, acompanhei o crescimento e a modernização da empresa. Sempre gostei de preservar memórias, neste momento de informações rápidas lembrar do passado é importante”, conta Garoni.

A responsável pela curadoria dos materiais e dados captados, Tânia Maura, explicou para as representantes da Elekeiroz sobre o projeto da Casa da Memória, como será o espaço físico e a importância da iniciativa para a cidade. “A fase de captação das informações é muito importante. A empresa contribuiu muito para o desenvolvimento de Várzea Paulista e resgatar essa história também é um resgate do passado do município”, acrescentou.

Casa da Memória de Várzea Paulista

A Casa da Memória de Várzea Paulista, órgão da Prefeitura focado no resgate e na preservação da história varzina está em fase de implantação e busca a participação da população para o envio de acervos referentes a vários momentos da cidade ao longo dos anos, mesmo antes de sua emancipação, em 1965.

Se você, morador atual do município ou não, possui fotos, exemplares de jornais ou revistas, vídeo ou outros materiais demonstrativos de algum momento da vida da cidade, mesmo daqueles relativos a situações simples cotidianas, entre em contato com a Casa da Memória.

Os canais de contato são o telefone 4595-2649 e e-mail casa.memoria@varzeapaulista.sp.gov.br. O atendimento telefônico é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.