Comissão escolhe vencedores de projeto de combate à dengue nas escolas

Educação - Destaques Destaques Notícias Saúde - Destaques

Alunos receberão prêmio individual e turmas ganharão passeio; objetivo da ação é conscientizar e orientar as crianças sobre prevenção da proliferação do mosquito

Na sexta-feira, dia 16, uma comissão formada por gestores e técnicos das Unidades Gestoras de Educação e Saúde da Prefeitura de Várzea Paulista, escolheram os seis alunos vencedores do concurso de cartazes com o tema “Dengue”. A seleção foi realizada no auditório da pasta de Educação, depois de uma seletiva feita previamente pelas escolas, dias antes.

O projeto que foi realizado nas 29 escolas da rede municipal, teve início em abril, os professores trabalharam o tema com os alunos em sala de aula enfatizando a importância da prevenção da proliferação do Aedes aegypti, que incluiu a distribuição de panfletos e atividades em sala de aula

O gestor executivo de educação Geraldo Spolli, destacou o quanto trazer o tema para dentro das escolas é de extrema importância: “Trabalhar desde cedo a consciência sobre esses assuntos é fundamental, pois vai refletir lá na frente quando eles se tornarem adultos. Ver o empenho de todos eles no projeto me alegra demais”, declarou o gestor.

Entenda o projeto

Após o período de estudos a respeito do tema, as crianças realizaram uma atividade de confecção de cartazes que traziam orientações sobre como combater o mosquito. Aos alunos dos cartazes mais criativos, será concedido um prêmio. Os prêmios serão distribuídos para os vencedores de cada região (Norte/ Centro-Leste/ Oeste), divididos entre Ensino Infantil e Ensino Fundamental, totalizando seis prêmios individuais. Além disso, será concedido um passeio a cada turma de cada um dos alunos vencedores, ou seja, cerca de 180 crianças serão contempladas através da iniciativa.

A gestora executiva municipal de saúde, Jane de Freitas, destacou os efeitos do trabalho conjunto entre as unidades. “Qualquer ação que você envolva as crianças têm um retorno positivo, pois eles alertam seus pais e a comunidade em geral, gerando um senso de consciência. Esperamos ter uma diminuição no número de casos de dengue após essa ação”, declarou. Confira os vencedores:

Setor 1

CEMEB Pró-infância Antônio Bueno – Educação Infantil: Miguel Tenório de Lima

CEMEB Erich Becker – Educação Fundamental: Tátylla Manuelle Navarro

Setor 2

CEMEB Paulo Freire – Educação Infantil: Deivyd Gabriel Quirino da Silva

CEMEB Carlos de Almeida – Educação Fundamental: Emilly Vitoria da Silva Costa

Setor 3

CEMEB Juvenal Cândido da Silva – Educação Infantil: Enzo Miguel

CEMEB Palmyra Aurora D’ Almeida Rinaldi – Educação Fundamental: Carlos Daniel Coimbra

Entre os participantes da comissão, estavam a diretora de Projetos Especiais de Educação, Vani de Paula, a diretora pedagógica, Glauce Rocco Parazzi, o coordenador de Vigilância e Zoonoses, André Purgato, o coordenador de Vigilância ambiental Prevenção e controle de Zoonoses, Eder Carmanini, a chefe administrativa de Vigilância Sanitária, Cassilda Pellini, a diretora administrativa de Educação, Margarete Regina Leme, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Marcia Regina Grimaldi e a diretora de Vigilância e Saúde, Adriana da Silveira.