Seleção Brasileira Feminina de Futsal para Surdos esteve em Várzea Paulista

Notícias Destaques Esporte e Lazer - Destaques

A equipe que já foi campeã mundial, treinou nos ginásios Ayrton Senna e Vila Popular

No final de semana, dias 24 e 25 de junho, Várzea Paulista recebeu a equipe da Seleção Feminina de Futsal para Surdos nos ginásios Ayrton Senna e Vila Popular. A equipe que foi campeã mundial em 2019, está se preparando para a quinta edição da competição e jogou um amistoso contra a equipe Anexo F.S.

Segundo o gestor de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Leonardo Doria Lopes, a Unidade Gestora fez o convite para que a seleção visitasse a cidade e alinhou o local das partidas com os responsáveis da delegação.

O gestor destacou a importância de receber as atletas no município e o impacto que isso gera na população. “É sempre gratificante receber atletas que defendem nosso país, ainda mais poder fazer parte da preparação para disputas do campeonato mundial da modalidade. A procura para prática esportiva para pessoas com deficiência não tem uma demanda tão alta por falta de informação, mas quando você começa a ver que tem atletas que fazem parte de equipes e ainda podem defender nosso país, pode ser um start para outros futuros atletas”, declarou o gestor. Além disso, a Unidade Gestora de Esporte Lazer, Cultura e Turismo, estuda possibilidades para que seja feita a inclusão de modalidades focadas na população PCD no município.

A seleção conta com um intérprete de libras em sua delegação, o que facilitou o contato dos munícipes que estavam presentes assistindo à partida. Também estiveram presentes na recepção da equipe, o gestor municipal de Governo e Administração e gestor interino de Saúde, João Paulo Souza, o diretor de Serviços, Transparência e Informações ao Cidadão, Waldir de Lima, o vereador Giba Moraes e o gestor executivo de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Antônio Silva.

Campeonato Mundial de Futsal para Surdos

Em novembro deste ano, o Brasil vai sediar a 5ª edição do Campeonato Mundial de Futsal de Surdos. O Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), órgão responsável pela realização do evento, escolheu a cidade de São José dos Campos (SP) para sediar os jogos, que acontecerão entre os dias 10 e 19 de novembro.

Segundo o IBGE, estima-se que o Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas surdas. Uma das maiores comunidades do mundo. Ao sediar o campeonato, o país proporcionará uma oportunidade única para que a comunidade surda brasileira e internacional se reúna e celebre a competição. É muito importante trabalharmos para promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades para pessoas surdas através do esporte.