Várzea Paulista recebe Encontro Regional da Comunidade Negra do Estado de São Paulo

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Ação buscou apresentar o conselho aos representantes da região para que entendam a importância de políticas públicas voltadas para o povo preto

Nesta segunda-feira (26), a Prefeitura de Várzea Paulista sediou, no Auditório da Praça CEU, o Encontro Regional da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, no qual estiveram presentes o presidente do CPDCN (Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra) da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, Dr. Gil Marcos Clarindo dos Santos, e outros membros do colegiado. A reunião teve o intuito de apresentar o conselho aos representantes da região para compreenderem a importância de políticas públicas voltadas para o povo preto. Nesse sentido, foi apresentado o Hino à Negritude.

O prefeito professor Rodolfo Braga demonstrou, em suas redes sociais, estar empolgado por receber o encontro regional. “Com o encontro, esperamos criar políticas públicas importantes voltadas à comunidade negra em Várzea Paulista. Além disso, por meio dessa iniciativa, esperamos criar também o nosso conselho municipal voltado à comunidade negra”, finalizou.

O presidente do estado da CPDCN, Dr. Gil Marcos, afirmou que o conselho serve para levar a demanda da sociedade à coordenação. “O racismo existe. Por isso, precisamos pensar em medidas, mas eu acredito que esse quadro pode ser modificado através da educação”, disse. “Agradecemos ao prefeito por ele ouvir e entender nossas questões e afirmo que nosso conselho está à disposição da cidade, pois essas políticas públicas precisam ser discutidas em nossa sociedade”, comentou.

A chefe municipal de Políticas Públicas da Unidade Gestora de Desenvolvimento Social, Patrícia Félix, declarou que fez a ligação entre o Conselho Estadual e o município. “Essa reunião traz a possibilidade para que posteriormente seja criado um conselho dentro do nosso município. Assim, teremos representatividade, e isso é muito importante para o povo preto”, citou.

Transversalidade do povo preto

De acordo com a vice-presidenta do CPDCN, Cida Costa, a equipe veio com o objetivo de ouvir e orientar os representantes dos municípios que querem construir esses conselhos. “Os conselhos fazem a gente ter essa representatividade e demonstra nossa transversalidade. Nós, negros, temos que falar com todos, temos que nos apropriar das nossas histórias”.

“É importante discutir, criar e pensar em políticas públicas para o povo preto. Além disso, estamos à disposição para somar junto ao Conselho”, comentou o gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques.

O coordenador do conselho da secretaria de justiça e cidadania da comunidade negra, Dr. Robson da Silva Ferreira, comentou estar muito feliz em participar do encontro no município. “Os conselhos são essenciais; eles fazem a ponte entre os munícipes e nós. Queremos pensar junto com os conselhos em como desenvolver programas para a comunidade”, disse.

A conselheira Marlene Alves da Costa, outra representante do colegiado estadual, afirmou estar bastante satisfeita. “Estamos em construção para dar início a esse conselho de participação em Várzea Paulista”.

Segundo o assessor de políticas para a Igualdade Racial da Prefeitura de Jundiaí, Jensen Silva, não há como fazer gestão pública sem a comunidade. “Temos que falar com os negros para saber o que precisamos transformar. Por isso, o conselho é importante, tendo em vista que ele é o órgão que anda junto com a sociedade civil e do poder público”, relatou.

A gestora executiva de Desenvolvimento Social de Várzea Paulista, Mônica Pazotto, e o assessor municipal de Relações Institucionais da cidade, João Pedro Cremaschi, também participaram do evento.

Próximo passo

A Prefeitura de Várzea Paulista está estudando alternativas para que, posteriormente, seja criado um conselho municipal voltado à comunidade negra.

Hino à Negritude

Sob o céu cor de anil das Américas
Hoje se ergue um soberbo perfil
É uma imagem de luz