Banco do Povo lança linha de crédito especial para impulsionar empreendedores afrodescendentes

Desenvolvimento Econômico - Destaques Destaques Empreendedorismo Notícias

Iniciativa, que tem apoio e parceria da Unidade Gestora de Desenvolvimento Econômico, visa a fornecer recursos financeiros para essa comunidade

Em parceria com a Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Econômico de Várzea Paulista, o Banco do Povo do município (órgão que é fruto de parceria entre os Governos Estadual e Municipal) acaba de lançar uma nova linha de crédito voltada especificamente para empreendedores afrodescendentes. A linha Empreenda Afro tem como objetivo impulsionar negócios liderados por essa comunidade, fornecendo recursos financeiros e apoio necessário para fortalecer suas iniciativas.

O empreendedorismo afrodescendente tem desempenhado um papel fundamental no crescimento econômico e na geração de empregos em várias regiões do país. No entanto, muitos empreendedores afrodescendentes enfrentam desafios adicionais, como o acesso limitado a recursos financeiros e oportunidades. Reconhecendo essas barreiras, o Banco do Povo decidiu criar uma linha de crédito exclusiva para apoiar esses empreendedores e ofertar a esse público as ferramentas necessárias para alcançar o sucesso.

Para ter acesso ao microcrédito, é necessário concluir um dos cursos selecionados pelo programa Empreenda Rápido. Confira as condições:

Quem pode solicitar?

• Micro e pequeno empreendedor formal (inclusive MEI, ME, EPP, LTDA e EIRELLI) e informal;
  • Autodeclarar-se uma pessoa preta ou parda;
  • Certificado pela trilha dos cursos ofertados pelo Sebrae por meio do link: https://digital.sebraesp.com.br/parceiro/empreenda-afro
  • Não ter restrição creditícia junto ao Serasa e Cadin.

Pré-requisitos para a solicitação:

• Comprovar que existe o empreendimento com documentação;
  • Apresentar orçamento do que será adquirido;
  • Fornecer comprovantes bancários para verificação do valor que poderá ser concedido.

Condições da linha Empreenda Afro:

CondiçõesEmpreendedora Informal (pessoa física e produtor sem CNPJ  MEI, ME, EPP, LTDA, produtor rural com CNPJ e EIRELI
Limite de créditoR$200 a R$ 15 milR$ 200 a R$ 21 mil
Prazo de PagamentoAté 36 mesesAté 48 meses
Carência120 dias150 dias
Taxas, juros e encargos:0,8% a.m +  1% TSF ano0,35% a.m a 0,55% a.m + 1% TSF ato + FDA

Como solicitar?

Para solicitar é necessário ir até a unidade do Banco do Povo que está localizado no prédio do Facilita (Rua João Póvoa, 97 – Jardim do Lar) e atende de segunda a sexta-feira das 08h30 às 16h00 (exceto feriados).

Para mais informações, entrar em contato por meio dos telefones 11 95060-9379 e 11 4606-8654 ou pelo e-mail varzeapaulista@bancodopovo.sp.gov.br .

Impacto e perspectivas futuras:

A linha Empreenda Afro tem o potencial de gerar um impacto significativo na promoção do empreendedorismo afrodescendente e na redução das desigualdades socioeconômicas. Ao fornecer recursos financeiros e suporte especializado, a Prefeitura e o Banco do Povo estão capacitando empreendedores afrodescendentes a expandirem seus negócios e aumentarem sua renda.