CineSolar atrai mais de 400 pessoas ao Parque Guarani

Experiência contou com a participação de autoridades, moradores locais, professores e estudantes em um espaço inclusivo e acolhedor


Na noite de terça-feira (20), o programa CineSolar (primeiro cinema itinerante movido a energia solar do país) proporcionou uma experiência incrível para crianças, jovens e adultos, que lotaram a quadra do Parque Guarani para prestigiar emocionantes momentos de cinema ao ar livre. O público teve a oportunidade de assistir a curtas-metragens adaptados para pessoas com deficiência auditiva e/ou visual; e à divertida animação Wall-E, da produtora Pixar (Disney). Foram mais de 400 espectadores, considerando os públicos das duas sessões

O programa é realizado pela Brazucah Produções e Secretaria Estadual de Cultura, viabilizado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) e tem o patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL e Prefeitura de Várzea Paulista (por meio da Unidade Gestora Executiva de Cultura).

As sessões contaram com distribuição de pipoca e o público teve a possibilidade de visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O CineSolar, conhecido por sua proposta sustentável e itinerante, utiliza energia solar para alimentar seu equipamento de projeção, trazendo uma alternativa ecologicamente correta para a diversão cinematográfica.

Programação exibida

A animação “Wall-E”, longa premiado pelo Oscar em 2009, aborda temas relevantes sobre degradação do meio ambiente, consumismo e poluição. A exibição contou com 266 espectadores.

O público também assistiu a cinco curtas-metragens divertidos e cheios de lições importantes. Confira:

“De Onde Vêm Os Dragões?” é a história da força do amor de uma mãe que é colocado à prova. Já o curta “O Gigante” trouxe uma reflexão a respeito da relação entre pais e filhos quando a fase adulta chega.

Uma reflexão sobre o desmatamento e destruição ambiental é o que aborda o curta-metragem “Plantae”, produzido em 2019. E os curtas-metragens “O véu de Amani” e “Lily’s Hair” abordam temas importantes como as diferenças culturais e religiosas entre países distintos, autoestima e negritude.

A sessão dos curtas-metragens contou com 170 pessoas presentes.


O evento atraiu moradores do bairro e contou também com a presença dos alunos da Escola Estadual Professora Lavínia Ribeiro Aranha (Jardim Bertioga), que estiveram acompanhados por uma equipe de professores dedicados. Também prestigiaram a exibição a gestora executiva municipal de Cultura e Turismo, Renata Câmara, a diretora municipal de Cultura, Marília Petean, o chefe municipal de Atividades Culturais, Alcides Ribeiro Junior, o diretor municipal de eventos, Jota Moreira, e o patrocinador da iniciativa, Fernando Monteiro.

Mais sobre o CineSolar

O programa proporciona uma oportunidade ímpar de unir entretenimento e educação, promovendo a reflexão sobre temas abordados nos filmes exibidos. É uma iniciativa que alia diversão e aprendizado, estimula a imaginação e proporciona acesso à cultura e lazer de forma inclusiva, promovendo interação entre as pessoas e o meio ambiente.

O veículo tem placas fotovoltaicas no teto, 110 cadeiras e banquetas e sistemas de energia e armazenamento que garantem 20 horas de autonomia e funcionamento, e o próprio conjunto de som e imagem, que inclui a tela. O furgão também se transforma em uma rica estação móvel de conhecimento.