Local, no centro da cidade, tem 20 leitos para que acolhidos possam se proteger da frente fria, e contar com roupas limpas, condições de higienização e refeições, além de abrigo para seus bichinhos

Nesta sexta-feira (16), a partir das 18 horas, a Prefeitura de Várzea Paulista coloca em funcionamento um abrigo temporário contra o frio para pessoas em situação de rua sem interesse em se abrigar no SOS, lar que acolhe quem está na rua em qualquer momento do ano. O novo local, no primeiro andar do Espaço Cidadania, é uma importante proteção contra o frio para essas pessoas e seus animais de estimação. Quem for acolhido ficará em um espaço aquecido, com camas e cobertores novos, roupas limpas, itens de higiene pessoal e a possibilidade de tomar banho quente, jantar e café da manhã. A administração do serviço é realizada pela Unidade Gestora de Desenvolvimento Social.

A equipe do Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) fará abordagens sociais em praças e outros locais da cidade com presença constante de moradores em situação de rua e ofertará a eles a possibilidade de se abrigarem e ficarem protegidos. O espaço contará com 20 camas novas, quantidade suficiente para abrigar pessoas que resistem a se abrigar no abrigo permanente já ofertado pela Prefeitura, que, por meio de uma parceria com a associação SOS Cristão, viabiliza esse lar para pessoas em situação de rua. O Seas faz abordagens sociais frequentes e oferta a quem está em situação de rua a possibilidade se abrigar no SOS e, agora, disponibiliza mais uma possibilidade a quem insiste em viver em locais públicos.
O abrigo temporário tem uma ala masculina e outra feminina. Assim que cada pessoa chega ao recinto, é recepcionada e atendida, recebendo também as devidas orientações e direcionamentos. O espaço ficará disponível para quem está em situação de rua, oferecendo jantar todos os dias, a partir das 21 horas, e o café da manhã um pouco antes das 7 horas.


Nesta sexta-feira (16), o prefeito professor Rodolfo esteve presente para conferir os trabalhos, junto dos gestores municipais de Governo e Administração, João Paulo de Souza, e Desenvolvimento Social, Leandro Marques. “Nós temos o SOS, que está o ano todo acolhendo as pessoas que querem se recuperar em um abrigo, mas neste momento de frio (8°C), estamos ofertando um abrigo para as pessoas resistentes”, explica o mandatário. “Sempre priorizamos a humanização e o acolhimento, por isso, nosso espaço está preparado para dar todo suporte possível a quem fazer uso do serviço”, afirma Braga.

“O novo abrigo faz parte do que preconiza o Suas (Sistema Único de Assistência Social) e, além de oferecer acolhimento, vai prover alimentação, roupas limpas, conforto e proteção contra o frio intenso. Ele cumpre uma das metas estabelecidas pela gestão do professor Rodolfo, que é entregar aos cidadãos que vivem em vulnerabilidade social um atendimento humanizado e qualidade”, afirma o gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques.
O abrigo temporário está recebendo doações de roupas adultas masculinas e femininas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, no Fundo Social de Solidariedade (Rua Pedro Poloni, 36).
O abrigo temporário fica na Avenida Ipiranga, s/n — Centro (prédio anexo ao Paço Municipal).