Prefeitura inicia curso preparatório para certificação profissional da Secretaria da Previdência

Notícias Destaques

Aulas gratuitas capacitarão servidores para exame necessário a interessados em se candidatar a cargos do fundo de previdência municipal de Várzea Paulista

Na manhã desta segunda-feira (5), teve início, na Praça CEU, um curso preparatório para a certificação profissional da SPrev (Secretaria da Previdência) — órgão federal —, necessária a quem tem interesse em fazer parte de chapa nas eleições do FUSSBE (Fundo de Seguridade Social e de Benefícios dos Funcionários Públicos de Várzea Paulista). A formação gratuita, com carga horária de 24 horas, fornecida pela Prefeitura, é bem abrangente, permitindo um conhecimento amplo sobre institutos de previdência como o FUSSBE, e outros temas.

O curso gratuito está sendo promovido, em parceria pela EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor) e Unidade Gestora Municipal de Governo e Administração (que identificou a necessidade legal da certificação para interessados em se candidatar a cargos do FUSSBE). A capacitação fornece um ótimo preparo para que os alunos possam, de forma particular, realizar o exame cuja aprovação garante a certificação, independentemente do cargo que pretendem pleitear na chapa (há provas diferentes, de acordo com a função à qual o servidor pretende se candidatar). As aulas vão até a próxima quarta-feira (7).

Quem está à frente das aulas, bem interativas, é Marcos Vinicius Silva, da empresa Investor, contratada pela Prefeitura para fornecer o conteúdo aos servidores. Do vasto currículo do educador, destacam-se as funções de consultor de estratégias em investimentos e especialista em provas de certificação. Se esses trabalhadores optassem por fazer esse mesmo curso de maneira privada, precisariam arcar com o valor aproximado de R$ 500,00. Entre os temas abordados, estão: seguridade social, plano de custeio, compliance e ética, e administração pública.

Segundo a pedagoga da EGDS, Ana Letícia Zuliano, o número de servidores inscritos superou as expectativas e evidencia o engajamento desses profissionais com o fundo de previdência municipal. As inscrições foram liberadas até mesmo para quem está em estágio probatório (período de avaliação de três anos, antes do ganho da estabilidade profissional). O objetivo foi permitir esse ganho de conhecimento e o preparo para que consigam a certificação e se candidatem em eleições futuras. “Quanto mais pessoas capacitadas, melhor”, afirmou a servidora. 

A eleição do FUSSBE deve ser feita ainda neste ano.