Junho Violeta: Mês da Conscientização e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

Notícias Desenvolvimento Social - Destaques Destaques

Denúncias de casos de violência contra idosos devem ser feitas no Disque 100

Junho é o mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. A violência nessa faixa etária pode se manifestar de diversas formas e é definida como qualquer ação que cause dano ou sofrimento a um idoso, ocorrendo em um relacionamento onde existe uma expectativa de confiança. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os tipos mais comuns de violência incluem a física, psicológica, financeira, sexual, por negligência e verbal.

A violência física contra idosos engloba ações como agressões físicas diretas, como bater, empurrar ou beliscar. Já a violência psicológica ou emocional envolve ações que fazem o idoso sentir-se constrangido ou humilhado. A violência financeira ocorre quando familiares se utilizam dos recursos dos idosos para benefício próprio. A violência sexual abrange abusos físicos ou psicológicos, mesmo em conversas, que vão contra a vontade e princípios do idoso. Além disso, a violência por negligência ocorre quando os responsáveis pelo idoso deixam de agir quando necessário, ou quando o próprio idoso é negligente consigo.

Diante dessa realidade alarmante, é fundamental que a sociedade esteja atenta e pronta para agir. Para denunciar casos de violência contra idosos, qualquer pessoa pode ligar para o Disque 100. Esse serviço está disponível 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. É importante que todos se sintam responsáveis por respeitar, cuidar e proteger a pessoa idosa, pois esse é um dever de toda a sociedade. Juntos, podemos promover um ambiente seguro e acolhedor para aqueles que já contribuíram tanto ao longo de suas vidas.