Projeto Arte nas Escolas faz sua primeira apresentação na CEMEB São Miguel Arcanjo

Educação - Destaques Destaques Notícias

Projeto piloto traz atividades lúdicas e interativas que trabalham a musicalização infantil

Na última segunda-feira (29), os alunos da CEMEB São Miguel Arcanjo realizaram uma emocionante apresentação musical pelo projeto Arte nas Escolas. A iniciativa é uma parceria da Unidade Gestora de Educação com patrocínio da empresa Nitro Química.

A apresentação contou com a presença dos pais e responsáveis além de autoridades municipais, como o prefeito professor Rodolfo Braga que se demonstrou muito emocionado com a apresentação dos alunos. “Linda apresentação, linda iniciativa. Agradeço a empresa Nitro, que desde que chegou ao nosso município se fez muito parceira e valoriza tanto a educação. É gratificante ver tantos talentos sendo revelados”, ressaltou.

O vice-prefeito, Fernando Pasqualino, destacou a importância de trazer empresas para o município. “Além de aumentar a receita da cidade e gerar empregos, nós conseguimos realizar esse tipo de parceria, agregando ainda mais para o setor de educação”, declarou.

Indo além da música

Os professores Henrique Vieira Oliveira e Guilherme Vieira de Oliveira destacaram que além de trabalhar a musicalização, a iniciativa promove uma socialização entre os alunos, desenvolve a paciência e coordenação motora. Os alunos Vinicius Silva Cruz, Kauan Felipe S. da Silva, Vitória Emanuely da Silva e Maria Eduarda Guimarães se demonstraram muito seguros em suas lindas apresentações de piano e violão acompanhados pelos professores.

Deise Jaqueline, mãe de Vitória, se disse muito orgulhosa e destacou o quanto o projeto ajudou sua filha para além da escola. “Ela se dedicou muito as aulas, conseguíamos perceber isso em casa. Muito calma, paciente. É emocionante ver ela se apresentando!”, disse.

A gestora de Educação, Magali Souza, parabenizou aos alunos e a todos os envolvidos no projeto, ressaltando a relevância da iniciativa na rede municipal. “É emocionante estar aqui e acompanhar a evolução das crianças em tão pouco tempo do projeto Arte nas Escolas. Parabéns a todos os envolvidos, aos pais aqui presentes e ao município por oportunizar por meio de parceria com empresas ações e projetos como esse que vem agregar e somar juntos as atividades realizadas na escola contribuindo para o desenvolvimento dos alunos”, declarou.

Estavam presentes também na apresentação a diretora de Projetos Especiais, Vani de Paula, o vereador Hulk, a diretora da unidade escolar Denise Ap. de Souza, o vice-diretor José Antônio da Silva Moraes e a coordenadora pedagógica Simone Aparecida da Silva.

Sobre o projeto

O projeto é mantido pela Lei Rouanet, norma federal de incentivo à cultura e arte, e tem o patrocínio da empresa Nitro Química. As vagas são voltadas para o Ensino Fundamental da escola São Miguel Arcanjo (Jardim América IV).

Várzea Paulista é o primeiro município da região a receber o projeto, que já está em três estados (Santa Catarina, São Paulo e Bahia) e tem o intuito de expandir cada vez mais. O critério da escolha da região contemplada foi proporcionar oportunidade de cursos diferenciados a escolas com grande número de pessoas em vulnerabilidade social.