Centro Comunitário da Vila Real promove baby fusion para fortalecer laços entre mães e bebês

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Projeto ‘Expressão Musical para mães e bebês’ faz parte do Programa Criança Feliz; oficina foi uma das ações da Semana do Brincar de Várzea Paulista

Para aproveitar a Semana do Brincar, o Centro Comunitário da Vila Real promoveu, nesta terça-feira (30), o projeto “Expressão Musical para mães e bebês”, por meio do Programa Criança Feliz. Uma oficina de baby fusion — dança unida ao sling, tecido que une a mamães e bebês, foi realizada. A iniciativa tem por objetivo fortalecer os laços das mamães com os bebês em um ambiente de troca de experiências e dança.

Segundo a supervisora do programa, Adriana de Lima, a iniciativa de unir a Semana do Brincar e o Criança Feliz partiu da Unidade Gestora de Desenvolvimento Social, com o intuito de promover um ambiente de acolhimento para as mães e crianças em situação de vulnerabilidade social.

O Criança Feliz também tem como objetivo facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos de que necessitam. O programa é desenvolvido por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

Acolhimento e rede de apoio

A oficina utiliza as técnicas do baby fusion, atividade que une dança com o sling (tecido que segura o bebê no corpo da mãe), fortalecendo as trocas de afeto e estimulando o desenvolvimento emocional e social dos bebês. Segundo a professora do projeto, Débora Lorenti Lupianhe, isso estimula de forma efetiva o vínculo materno e mostra para as mulheres que as dificuldades da maternidade são vividas por todas. “Muitas mães não têm uma rede de apoio. Quando você une o bem-estar através dos movimentos da dança e troca de experiências com as outras mulheres, você acolhe aquela mulher, e muitas vezes é o que ela está precisando”, destacou.

Andreia Gonçalves Batista, moradora do bairro e mãe do Benício, de 1 ano e 8 meses, já havia participado da oficina e diz que a aproximação com seu filho fez com que voltasse à aula: “Ele coloca as mãozinhas no meu rosto e me abraça durante a dança. É a forma de ele demonstrar que está feliz. Gosto muito dessa troca”, declarou.

Sobre o projeto

O projeto “Expressão Musical para mães e bebês” já ocorre aos sábados, às 9h30, na escola Musicarte, em Várzea Paulista. As aulas unem músicas que trabalham a musicalização infantil, o desenvolvimento motor através do sling (tecido que segura o bebê no corpo da mãe) e movimentos de diferentes técnicas de dança, que promovem o resgate da autoestima feminina dessas mulheres. O objetivo do projeto é fazer com que as mulheres possam voltar a ter uma rotina ativa e transformar seu olhar sobre a maternidade e o puerpério (período após a gestação que varia de mulher para mulher), conectando-se com seus filhos e com outras mulheres.

Não há inscrições abertas no momento.