Asfalto nas Ruas Atibaia e das Paineiras traz ganhos histórico de mobilidade, segurança e valorização

Infraestrutura - Destaques Destaques Notícias

Trecho da Rua Itatiba recebe asfalto ainda nesta semana; primeira fase de drenagem e pavimentação em vias do Jardim Gauchinha é fruto de convênio entre Governos Municipal e Estadual

As Ruas Atibaia e das Paineiras, vias do Jardim Gauchinha contempladas recentemente com estrutura subterrânea para escoar água das chuvas, além de guias e sarjetas, receberam asfalto nesta terça-feira (30). A benfeitoria, conquistada graças a uma parceria entre os Governos Municipal e Estadual, representa um ganho histórico de infraestrutura, mobilidade, segurança e valorização imobiliária aos moradores locais, que esperavam as melhorias há muitos anos. Os locais nunca tinham sido pavimentados.

Um trecho da Rua Itatiba, que também pertence à região, recebe asfalto nesta quarta-feira (31), se as condições de tempo permitirem.

O gestor municipal de Governo e Administração, João Paulo de Souza, fez questão de acompanhar o início da pavimentação da Rua Atibaia, trabalho gerenciado pela Unidade Gestora Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas. Os ganhos consideráveis para a população são gratificantes, na avaliação dele.

“É uma meta do nosso plano de governo. É muito importante para nós participar desta história da cidade. A gente vive isso com muita felicidade e emoção. De fato, para nós, mudar a vida das pessoas é extremamente importante. Essa obra traz uma condição de segurança para os moradores, valorização para a região, e ainda a infraestrutura tão aguardada pela população”, declarou Souza.

O gestor municipal de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, Renato Germano, destacou o grande ganho, esperado há tanto tempo pela população, que agora passa a ter maior qualidade de vida, e reforçou que os moradores precisam ajudar a conservar o asfalto em boas condições, por meio da execução de calçadas e conservação das chácaras. A comunidade já tem apoiado o governo, com a confiança, algo também presente nos vereadores da cidade — esse suporte foi fundamental para viabilizar os serviços“Toda essa obra só tem sido possível com o apoio dos nossos vereadores e da própria população que acreditou no compromisso assumido pela administração do professor Rodolfo Braga”, lembrou.

Antônio Carlos Rodrigues, 62 anos, mora na Rua Atibaia há três anos e recordou o quanto as melhorias eram aguardadas pelos moradores. “Vai ser ótimo para todo mundo, pois facilita o acesso e evita a lama gerada pelas chuvas quando a rua era de terra. Às vezes ficava ruim até para transitar. A gente que leva criança para estudar e vai trabalhar fica até mesmo com os veículos danificados”, declarou.

O munícipe mostra engajamento conservando bem sua chácara e até mesmo construindo a calçada, para evitar que resíduos que aparecem no chão de terra sujem o asfalto ou mesmo o prejudiquem. “A gente tem que cuidar disto aqui, senão começa a chover e a água traz pedras, o que acaba danificando um pouco o asfalto”, citou Rodrigues.

Primeira fase dos trabalhos contempla outros locais

A primeira fase dos serviços de pavimentação e drenagem de água das chuvas também inclui um trecho da Rua Timbiras, na Vila Tupi, com trabalhos concluídos recentemente, e a Rua Segundo Gregório Belodi, no Jardim Paraíso, que já começou a recebê-los. Também há vias da região do Jardim Gauchinha a terem esses trabalhos realizados nas próximas semanas: as Ruas das Dálias, Maracanã e trecho das Avenidas dos Ypês. A previsão é de que essa primeira etapa seja concluída em aproximadamente dois meses.

Por meio do programa estadual Nossa Rua, a primeira fase terá investimentos de R$ 5.472.514,00, dos quais R$ 2.319.146,85 consistem em um repasse estadual e R$ 3.153.367,15 são recursos municipais. O programa prevê que os valores sejam divididos meio a meio, mas a Prefeitura de Várzea Paulista investiu um recurso maior, para contemplar todos os itens necessários.

Próxima etapa

A segunda fase atenderá outras vias da região do Jardim Gauchinha, no segundo semestre. Os trabalhos, já licitados, serão viabilizados por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Rafa Zimbaldi, que garantiu a vinda de R$ 3 milhões do Governo Estadual, que serão complementados com R$ 1,7 milhões da Prefeitura.