16º Encontro de Companhias de Santos Reis e o Encontro de Cultura Caipira agitaram o final de semana EM Várzea Paulista

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Evento busca resgatar e fortalecer o modo de vida tradicional caipira com atrações musicais, passeio a cavalo, feira de artesanato e comidas típicas

O 16º Encontro de Companhias de Santos Reis de Várzea Paulista, tradicional festividade da cidade, aconteceu nesse final de semana junto com o Encontro de Cultura Caipira, no Clube de Campo da Cica. O evento buscar resgatar e fortalecer o modo de vida caipira e contou com a presença de mais de 1.200 pessoas.

O Encontro de Cultura Caipira ocorreu no sábado (27), promovendo a cultura tradicional caipira, com várias apresentações de duplas sertanejas, viola caipira, Orquestra de Violeiros e roda de causos. Além disso, um passeio a cavalo, feira de artesanato e comidas típicas marcaram o dia.

No domingo (28), aconteceu o 16° Encontro de Companhias de Santos Reis, com missa campal, apresentações das companhias de Santos Reis do município e de cidades vizinhas. A Família Du Catira, grupo tradicional de catira e patrimônio imaterial do Estado de São Paulo, mostrou sua arte, encantando o público com a tradicional apresentação.  O fundador do grupo Família Du Catira, relatou que o evento estava de parabéns.  “Eu acredito que uma casa, um estado e um país que não falam sobre suas tradições deixam elas caírem no esquecimento e Várzea Paulista não deixa isso acontecer, já que o município dá espaço para essa cultura tradicional e para a Catira, que são duas histórias que andam lado a lado”, finalizou.

Já o encerramento da festa, foi por conta da cantora Adriana Farias, que fez um show com composições próprias e clássicos caipiras consagrados, animando os presentes. O evento transbordou religiosidade, devoção e tradição, repassando para as novas gerações essa importante tradição popular.

Segundo a Gestora Executiva de Cultura, Renata Câmara, resgatar a tradição da cultura caipira, é reconhecer as origens. “Várzea Paulista é uma cidade que carrega suas identidades interioranas e a realização do Encontro de Cultura Caipira junto ao 16° Encontro de Cias de Santos Reis desse ano, reafirmou o quanto somos um município que está avançando e crescendo, mas reconhece suas culturas e valoriza suas tradições”, disse.  “O Clube de Campo da Cica foi o novo local escolhido, pois a região do Mursa é patrimônio da nossa cidade e o berço dessa cultura tradicional, por isso, a mudança do local foi primordial para que o evento fosse um sucesso”, comentou.

Cultura Caipira sendo preservada

A artista renomada, Adriana Farias, comentou que é muito importante eventos como esse, pois faz o resgate da memória cultural. “Fico muito feliz com esse evento, pois demonstra que temos pessoas preocupadas em preservar essa cultura e isso me dá muito orgulho, porque ultimamente nossa memória tem sido apagada”, falou. “Independentemente da religião, as Folias de Reis fazem parte da história brasileira e devem ser preservadas, por isso, enalteço esses eventos, já que eles trazem a representatividade e a inclusão”, relatou a cantora.

O casal da companhia “São João Batista Atibaia”, Viviane José Fernandes e Valdoir de Souza, comentaram sobre a importância de manter a cultura viva. “Cultivar a cultura caipira é essencial, temos que levar ela para a juventude, nosso filho está desde os dois anos de idade participando dessas festividades, pois queremos trazer a juventude para perto dessa tradição”, disse o casal.